campinasCidadeCidadesIndaiatuba

Pedinte de Indaiatuba ganha dia de transformação e espera mudar de vida

Adriano, de 49 anos, é pedinte nas ruas de Indaiatuba (SP). Ganhou um dia de transformação e espera ter de novo um trabalho.

No último dia 17, Adriano, um pedinte que mora em Indaiatuba (SP) teve um dia diferente do que estava acostumado. Ele foi convidado por dois influencers da cidade para viver “um dia de transformação”.

Ao Comando Notícia, o influenciador digital Karibe Tarso contou sobre o dia em que ele e sua namorada; a também influenciadora, Maiara Iamamoto, viram Adriano ajudando a empurrar um carro no posto, próximo ao local que ele pede esmolas, em um semáforo da Avenida Francisco de Paula Leite, e decidiram ajudá-lo. Karibe gravou um vídeo de quando decidiram chamar Adriano para conversar e saber se ele aceitaria o convite do dia da transformação (veja o vídeo abaixo). Além do vídeo inicial, o influencer postou em suas redes sociais o dia a dia e todos os lugares e procedimentos que Adriano fez.

Perguntado sobre porque o casal escolheu Adriano para o dia da transformação, Karibe respondeu ao Comando Notícia que ele e a namorada já ajudaram outras pessoas, mas que esta foi a primeira vez que postaram a ajuda nas redes sociais. E segundo o rapaz, Adriano foi o escolhido por estar mais próximo de uma reabilitação social. “O dia da transformação não poderia ser com uma pessoa com problemas graves,  mentais ou de higiene severa por exemplo, pois não seria seguro e nem daria o resultado esperado”. Karibe disse ainda que ele e a namorada ajudaram com muitas coisas, mas que tudo isso só aconteceu graças a ajuda de várias lojas e comércios parceiros.

No dia marcado para o esperado reencontro, o influenciador digital contou que Adriano ficou surpreso, por que não acreditava que eles fossem voltar, e abriu o coração. O homem – conhecido na cidade por pedir esmolas sempre no mesmo lugar – falou sobre a sua vida e  inclusive, sobre um grave acidente que havia sofrido em 1989, que segundo ele, o teria deixado em coma por vários dias no hospital.

“Isso que fizemos faz parte de um trabalho de incentivo, porque o exemplo em ajudar, poder tocar o coração das pessoas para ajudar alguém também. E esse é o único jeito de ajudar o Adriano para que ele receba uma continuidade dessa assistência, afinal ele precisa de muito mais coisas. O que fizemos foi pouco, mas o pouco é muito para quem tem gratidão”

O rapaz contou ainda, que Adriano é um homem lúcido, sabia que estava sendo gravado e que concordou com o registro em vídeos e fotos. O influenciador acrescentou, dizendo que segundo informação de alguns de seus seguidores, a família de Adriano tentou ajudá-lo de muitas maneiras, mas que ele não aceitou. E acrescenta, “quem sabe esse dia poderá trazer de novo a confiança que ele precisa para retomar a sua vida social com muitas oportunidades. E uma coisa é certa, nunca saberemos, se não tentarmos”, disse o rapaz.

“Não promovemos esse dia para tirar ele da rua, até porque precisaria muito mais do que isso. Foi somente para promover um dia de alegria para ele. Tentar resgatar a autoestima dele e criar um ambiente de ajuda para que ele e outras pessoas nessas condições, recebam mais atenção.

A transformação que começou no último dia 17, terminou nesta quarta-feira (22), mas segundo Karibe, ele espera que ela dure ainda mais.  “Essa foi uma experiência inesquecível para nós. Ver o valor que ele dá para as coisas mais simples, nos deixam mais gratos pelo que temos. O apoio que recebemos nos motiva a continuar”, finalizou Karibe.

Perguntado sobre o que Adriano recebeu nesses últimos dias, Karibe contou que foram várias coisas, dentre elas:

  • Banho, roupas novas, perfume e alguns produtos de higiene;
  • Limpeza de pele;
  • Botox para corrigir marcas profundas de expressão;
  • Corte de barba e cabelo;
  • Roupas e sapatos novos;
  • Almoço especial (comida japonesa);
  • Ensaio fotográfico.
O influenciador acrescentou dizendo que os resultados também podem ser listados; dentre eles:
  • Pessoas elogiando a ação e dizendo que também irão ajudar mais quem precisa;
  • Mensagens de pessoas e empresas oferecendo ajuda (mais do que o esperado);
  • O reconhecimento do Adriano nas ruas, que fez com que ele recebesse mais ajuda e incentivo;
  • Uma dentista da cidade oferecendo tratamento dentário;
  • Ajuda na área da saúde e de assistência social, inclusive para uma operação de hérnia.

“A gente pediu ajuda, mas não estávamos esperando toda essa ajuda. A nossa intenção foi apenas fazer o dia da transformação. E isso resultou nisso tudo, mesmo sem a gente planejar, finalizou Karibe.

 

O que diz Adriano

O Comando Notícia procurou Adriano na tarde desta quarta-feira (22), e como de costume, ele estava no mesmo semáforo. Nossa equipe conversou e fez algumas perguntas para ele. Confira:

Comando Notícia (CN) – O que você pensou quando recebeu o convite da Maiara e do Karibe?

Adriano (AD): No começo eu não acreditei muito não, mas fiquei muito agradecido por tudo o que eles fizeram por mim. Eles me enxergaram aqui e me trataram muito bem. Foi muito bom, graças a Deus.

CN – De tudo que você ganhou, o que mais você gostou?

AD: A comida, eu adorei a comida! Eu disse até que eles poderiam comer com o “pauzinho que se come”, mas eu ia querer um garfo, para comer tudo junto. Eu comi mesmo! Eu gostei muito.

CN – Você também ganhou roupas e sapatos, mas não está usando?  Por quê?

AD: Ah, eu guardei para ocasiões especiais! Está tudo lá. Roupa, sapato… e teve até uma camisa rosa, que ele falou pra mim que combinava com uma calça preta que eles me deram. Está tudo guardado para quando precisar usar.

CN –  O que mais você gostaria de viver a partir de agora e qual sonho ainda gostaria de realizar?

AD: Eu gostaria de arrumar um trabalho. Eu já fiz várias coisas. Trabalhei carregando galão de água, abrindo  buraco na companhia de água, fiz entregas; isso tudo eu sei fazer.

CN – Gostaria de dizer algo para o Karibe e a Maiara?

AD: Ah, eu queria agradecer porque não é todo mundo que vê a gente. E eles me viram. Eu gostei de tudo e sou muito agradecido a Deus. Tenho gratidão. E vou rezar para você e para eles e rezo também por todos que passam aqui. Eu só queria dizer muito obrigado, e que eles tenham tudo de bom. Eu agradeço muito, a Deus e a eles.

 

 

 

 

 

 

Fotos: Karibe Tarso.