O Poupatempo continua na liderança da preferência dos cidadãos de São Paulo. O programa é o ‘Melhor Serviço Público de SP’, de acordo com o instituto de pesquisas Datafolha, pelo quarto ano consecutivo.
O resultado do levantamento foi divulgado pela Folha de S. Paulo no último fim de semana. Publicada pela Revista da Folha, a pesquisa anual ‘O Melhor de São Paulo – Serviços’ consultou leitores das classes A e B em todas as regiões de São Paulo. O objetivo era saber quais os nomes mais lembrados como os melhores serviços em 39 categorias.
Foi o quarto ano consecutivo que o Datafolha realizou o levantamento e o Poupatempo apareceu em todos eles como o mais lembrado na categoria ‘Melhor Serviço Público’. A iniciativa foi citada por 10% dos entrevistados.
Comprometimento
Com 9% de citações, o Metrô ficou na segunda colocação na categoria, em empate técnico. A Companhia do Metropolitano também venceu pelo quarto ano na categoria ‘Melhor Transporte Público’. De acordo com Ilídio Machado, diretor de serviços ao cidadão da Prodesp, gestora do Poupatempo, o resultado reflete o comprometimento da equipe de 13 mil funcionários, bem como os investimentos em novas tecnologias para agilizar o atendimento.
O diretor cita os totens de autoatendimento que o Poupatempo está oferecendo para shoppings e supermercados para levar serviços até os cidadãos, além do atendente virtual Poupinha, o aplicativo SP Serviços para celulares e um número cada vez maior de serviços disponíveis no Portal do Poupatempo e nos totens.
Os aparelhos funcionam como caixas automáticos dos bancos, oferecendo alternativas ágeis e seguras para facilitar a vida de todos os que precisam do programa. Equipamentos já funcionam em 30 locais. Outros 84 ficam nos maiores postos fixos.
A reportagem da Revista da Folha cita que o maior número de votos do Poupatempo veio de paulistanos do centro e da zona oeste. O texto destaca que a tecnologia e os recursos humanos representam o caminho atual para o programa, que conta com 72 unidades no Estado e entrou em nova fase em 2018, com a instalação de totens de autoatendimento em shoppings, mercados e estações de metrô.
Curiosidades
A reportagem apresenta algumas curiosidades sobre o Poupatempo, que completou 20 anos em 2017:
– Desde a sua fundação, em 1997, o Poupatempo prestou mais de 580 milhões de serviços; o número é mais do que o dobro da população total do Brasil e 12 vezes a do Estado de São Paulo.
– 8.115 mulheres trabalham nas 72 unidades, representando 62% do quadro de 13.193 funcionários do serviço.
– O aplicativo SP Serviços, para fazer agendamentos e obter informações pelo celular, foi baixado mais de 1,83 milhão de vezes desde seu lançamento, em 2015.
– A bicampeã do Miss Trans Parada LGBTT de Jundiaí, Jessyca Dias, é orientadora do Poupatempo. Ela foi contratada após procurar o serviço para tirar seu RG com nome e gênero femininos, quando teve esse direito reconhecido na Justiça.
– Nos últimos dois anos, 352 pessoas com mais de cem anos renovaram seus RGs nas unidades; quatro delas nasceram em 1904. Em 2015, Maria Benedita Pereira da Silva, nascida em 9 de agosto de 1900, renovou seu RG para provar ao INSS que estava viva. Saiba mais sobre a pesquisa do Datafolha.
Programa Poupatempo
Iniciado em 1997, o Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação. Atualmente, a iniciativa conta com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas paulistas, além de um posto móvel que atende áreas da Região Metropolitana de São Paulo.