CidadesIndaiatuba

Plantão de biometria atendeu 400 eleitores no último sábado em Indaiatuba

JOSEANE MIRANDA

O cartório Eleitoral de Indaiatuba (SP) conseguiu realizar o cadastramento biométrico de 400 eleitores no plantão realizado no último sábado, dia 11 de maio. Indaiatuba tem 165.358 eleitores cadastrados para votar nas eleições de 2020. De acordo com a chefe do Cartório local, Lilian Silva, 50.854 já estão cadastrados no sistema biométrico o que
representa 30,75% do total de eleitores da cidade. 

No plantão de biometria realizado no último sábado, os funcionários conseguiram realizar o atendimento de todas as pessoas que haviam realizado o agendamento pelo site. Outros eleitores que procuraram o Cartório no plantão também foram atendidos. O atendimento no plantão ocorreu das 8 às 13h.

O próximo plantão de biometria para atender eleitores que não podem comparecer ao cartório durante a semana será no sábado dia 15 de junho. A chefe do cartório de Indaiatuba, Lilian Silva, afirma que será preciso manter a média de cadastramento em biometria nos próximos meses para que os eleitores de Indaiatuba não sofram com filas grandes na proximidade do prazo final que termina em 19 de dezembro.

Como realizar a biometria 

Quem ainda não se cadastrou na biometria pode agendar o atendimento pelo site e acessar a opção agendamento, isso dura menos de um minuto. Para realizar o agendamento o eleitor deve ter em mãos o número de seu título de eleitor e o número do CEP de sua rua.

No dia do cadastramento biométrico o eleitor deverá levar ao Cartório os seguintes documentos: documento de identificação original com foto, legível, que contenha o nome atual que pode ser o RG. Para homens maiores de 18 anos até 45 anos que irão fazer a primeira via do título é obrigatória a apresentação do comprovante de quitação militar.

Comprovante original de residência, em nome do eleitor, que poderá ser conta de luz, água, telefone ou gás, envelopes de correspondência ou nota fiscal, emitidos ou expedidos nos 3 meses anteriores, contracheque ou cheque bancário em que conste endereço.

Na hipótese de o eleitor residir com os pais ou outro familiar, deverá apresentar, juntamente com o comprovante de residência, documento que ateste a filiação ou parentesco. Título de eleitor (se houver) além do número do protocolo, a data e o horário de atendimento devem ser informados ao atendente para verificação.

foto: divulgação