CidadesIndaiatuba

Plantio do Projeto Bairro Verde no Parque Residencial Sabiás será neste fim de semana

Bairro receberá 54 mudas de árvores de espécies próprias para plantio nas calçadas

O plantio do Projeto Bairro Verde no Parque Residencial Sabiás será realizado no próximo sábado (11/03), das 9h às 12h. Na semana passada a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente esteve no bairro fazendo o cadastramento das famílias interessadas em participar do projeto. No total, serão plantadas 38 mudas de árvores de espécies próprias para calçadas e foram doadas outras 16, totalizando 54 mudas.

Assim como foi no cadastramento, a concentração dos serviços será na área institucional localizada no final da rua Maria do Carmo Carvalho Glisotte, onde ficarão estandes dos projetos Biodiesel Urbano e do Click Árvore, para orientar e doar mudas às pessoas que estiverem em trânsito.

Com esse projeto a Prefeitura faz um trabalho de educação ambiental levando à população informações sobre os benefícios das árvores nas áreas urbanas e ainda reforça a arborização dos bairros com a ajuda dos próprios munícipes. A ação também é uma oportunidade para apresentar os projetos da Prefeitura voltados ao Meio Ambiente, como o Biodiesel Urbano, Cata Bagulho e Click Árvore.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme Magnusson, as árvores nas calçadas trazem benefícios como a diminuição da poluição do ar, ajudam a amenizar a temperatura, protegem a biodiversidade e também aumentam a absorção de água no solo. “Este é um projeto que executamos com a ajuda dos próprios moradores do bairro, que nos ajudam no plantio e são orientados sobre os cuidados para garantir o desenvolvimento da árvore”, reforçou.

Para o plantio são oferecidas mudas de resedás rosa e branco, aroeira salsa, flamboyant-mirim, cássia imperial, escova-de-garrafa, manacá-da-serra, oiti, quaresmeira, pata-de-vaca e ipê amarelo e branco, entre outras espécies.

O Bairro Verde segue as diretrizes do Plano de Arborização Urbana do município que foi criado em 2015 como um instrumento de planejamento e disciplina municipal para a execução da política de plantio, manejo, preservação e expansão da arborização urbana.

Foto:arquivo RIC/PMI