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Plataforma Minha Indaiatuba da prefeitura é modelo inovador de Governo Digital

Aplicativo online reúne menus para facilitar acesso da população a serviços públicos

 

A Prefeitura de Indaiatuba lançou na última segunda-feira (19) um aplicativo online e gratuito, desenvolvido com objetivo de aproximar ainda mais a Administração Municipal do cidadão. Conceitos como transparência, gestão e inovação integram a base da gestão do prefeito Nilson Gaspar (MDB) desde o seu primeiro mandato. Mesmo antes disso, a cidade tem buscado o desenvolvimento tecnológico com a proposta de ampliar a qualidade de vida, o acesso e a participação das pessoas nas políticas públicas. O projeto é mais uma ação desenhada no Plano de Governo que agora se concretiza.

Na ferramenta digital disponível em Minha Indaiatuba, com apenas um clique é possível ter acesso a um painel de gestão pessoal para acessar informações e 10 abas de serviços. Prevendo um avanço no desenvolvimento de softwares, o Departamento de Informática não hospedou o produto em lojas de aplicativos, mas o deixou aberto em endereço específico, para facilitar e democratizar o acesso. O sistema foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria de Administração com apoio da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, um trabalho que consumiu 18 meses de toda equipe.

No software estão, atualmente, disponíveis os serviços Minha Saúde, Minha Escola, Minha Casa, Minha Empresa, Meu Bem Estar, Minha Comunidade, Meus Tributos e Minha Agenda Cidadã. Para garantir a segurança do usuário, o acesso se realiza mediante o cadastro no sistema gov.br. Os dados do Governo Federal estão sincronizados com os do município fazendo com que a ferramenta mostra em cada um dos menus suas informações para acompanhamento.

+ Acesse aqui Minha Indaiatuba

Para o prefeito Nilson Gaspar essa é uma importante inovação que nasce com os olhos no futuro. “Quando a gente fala de tecnologia nunca é num tempo estático. Enquanto estamos aqui falando do Minha Indaiatuba, as nossas equipes já desenvolvem novas funcionalidades, que com o tempo vamos divulgar. Penso que a inovação só faz sentido quando ela, de fato, melhora a vida das pessoas, agiliza, facilita atendimentos, que podem ocorrer, por exemplo, de dentro de casa ou da própria empresa. É certo que alguns serviços ainda devem permanecer no formato presencial, mas nossa ideia é estar à frente do nosso tempo sempre, como é cultura aqui em Indaiatuba”, comentou.

Gaspar ainda explicou sobre a definição do nome. “Escolhemos Minha Indaiatuba para reforçar que o aplicativo e a cidade são daqueles que vivem aqui e ajudam nossa cidade a evoluir. Procuramos fazer o nosso melhor sempre pensando em vocês”, garantiu.

O secretário de Administração, Luiz Henrique Furlan, ressaltou o empenho dos profissionais de TI. “Criar do zero uma ferramenta como essa não é tarefa fácil. Foram necessárias muitas horas de trabalho, pesquisa e dedicação dos funcionários, porque não se trata de um simples aplicativo, por exemplo, de entretenimento. Era necessário tornar algo repleto de conteúdo em uma interface simples para que todos pudessem compreender o funcionamento e utilizar com praticidade. Atingimos o objetivo, mas como todos sabem, o mundo virtual muda a todo tempo, portanto continuamos em busca novidades”, afirmou.

Apesar de já estar em desenvolvimento, a plataforma ganhou um impulso durante o período da pandemia. Entre os anos de 2020 e 2021 surgiram necessidades de oferecer atendimento virtual para minimizar filas nas unidades de pronto atendimento e com isso surgiu o Minha Saúde – Teleatendimento Covid-19. Em seguida, com a chegada da vacina, mais uma vez o sistema foi utilizado para organizar a vacinação em toda a cidade. Com isso nasceu o Minha Vacina. Ambos serviços estão incorporados ao Minha Indaiatuba.

Para a dra. Graziela Milani, secretária de Relações Institucionais e Comunicação, a plataforma ultrapassa as funcionalidades de serviços. “Pensamos no aplicativo em primeiro lugar para facilitar e agilizar o atendimento do cidadão, mas acredito que ele depois de pronto acabou indo além desse objetivo. Oferecemos às pessoas acesso a informações e ao histórico de seu relacionamento com a Prefeitura de forma individual e segura, o que garante uma transparência além do comum. Além disso, as pessoas podem enviar suas opiniões e sugestões sem sair desse mesmo ambiente. Vejo que temos que utilizar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas sempre respeitando a individualidade de cada um. Indaiatuba mais uma vez está à frente do seu tempo e, certamente, não pararemos por aqui”, assegurou.

 

Projeto piloto

A ferramenta começou a ser desenhada em março de 2020 durante a pandemia. Diante da necessidade de manter a população informada, o primeiro serviço foi enviar notícias e boletins diários. A partir de então funcionalidades foram criadas de forma individual prevendo uma conexão futura em um aplicativo. Daí surgiram o Minha Saúde – Teleatendimento Covid-19 e o Minha Vacina.

Depois de embarcar esses e os demais serviços, teve início o período de testes do Minha Indaiatuba, que ocorreu de março a agosto de 2022. Nesse período, mais de 15.000 usuários se cadastraram e a avaliação positiva atinge 95%. Para o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, José Carlos Melli Filho esse período foi importante para análise das funcionalidades e promover correções. “Nossa proposta foi sempre ter o maior número de serviços possível para que fossem acessados da maneira mais simples. Então testamos a usabilidade, a aderência do público e se o layout era intuitivo, pois só assim teríamos a garantia de que além de se conectar, a pessoa poderia usufruir de tudo que disponibilizamos. Depois disso avaliamos que o aplicativo estava pronto para ser apresentado, mas sempre lembrando, que diariamente nossos profissionais e a devolutiva da população trabalhamos em inovações e melhorias”, explica ele.

Cidade inovadora

Desde muito antes da edição da Lei Federal 14.129, de 29 de março de 2021, a Lei de Governo Digital, a Prefeitura de Indaiatuba tem desenvolvido novas tecnologias para agilizar o atendimento do cidadão. Serviços digitais para aprovação de projetos; emissão de certidões, de carnês; o IPTU Digital enviado para e-mail dos inscritos; inscrições em oficinais culturais e projetos esportivos e mais recentemente o Minha Vacina, que tornou Indaiatuba uma das cidades mais organizadas e eficiente na aplicação da vacina contra a Covid-19 atestam o caminho da inovação determinado pelo prefeito. Outra iniciativa inovadora foi a conexão entre a Prefeitura e a Câmara Municipal para envio de documentos em ambiente digital. Isso gerou economia com combustível dos veículos utilizados para as entregas e de papel e impressão, além de acelerar o trâmite e garantir mais segurança para os dados trafegados. Desde maio, quando começou a operar já foram transmitidos 613 ofícios e 812 indicações.

Antes mesmo de lançar o Minha Indaiatuba, também entraram em operação o Meu Wi-fi, internet gratuita em 18 pontos da cidade e a telefonia que já era digital passa por uma nova revolução. O sistema está avançando para a telefonia IP/VOIP, que realiza ligações via internet, ou seja, fazem a transmissão de pacotes de dados pela Rede Mundial de Computadores.

Acessibilidade

O aplicativo web foi planejado com o intuito de abranger as pessoas com visão reduzida, cegos e também os surdos. Por meio da avançada tecnologia desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia de Informação de Prefeitura, a plataforma digital consegue realizar a inclusão. O contraste das cores da tela foi idealizado com o intuito de atender quem tem dificuldades visuais e para auxiliar os cegos foi implantado um leitor de telas. Além disso, a equipe disponibilizou um intérprete de libras.

 

Serviços Disponíveis

Minha Saúde

Está disponível neste campo o histórico de vacinação Covid-19 e emissão do cartão de vacinação; lista de medicamentos padronizados com a descrição dos locais que contêm a disponibilidade do remédio; consulta e aviso de agendamentos na rede de saúde; descrição de encaminhamentos, resumo e resultados dos exames realizados na Rede Municipal.

 

Minha Escola

O munícipe encontrará informações sobre o histórico escolar, como as notas e frequências dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, e informações da alimentação com o acesso ao cardápio servido às crianças.

 

Minha Casa

Ao acessar, o cidadão terá acesso à função “Meus Imóveis” que relaciona a lista de imóveis do munícipe e fornece detalhes sobre eles. Também terá a opção de consultar o status das parcelas do exercício e emissão de boletos para pagamento do carnê de IPTU. Possibilita a emissão do documento de certidão de valor venal e obter a certidão de débitos: negativa, positiva ou positiva com efeito de negativa.

 

Minha Empresa

No Minha Empresa será possível consultar o cadastro mobiliário com a lista de empresas do cidadão como sócio ou como contador, com acesso a informações detalhadas, além de permitir que sejam tomadas as providências referentes às pendências cadastrais. Outra opção é a certidão de débitos que o cidadão pode emitir, ou seja, a certidão negativa, positiva e positiva com efeito de negativa. Nesta área também é oferecida a possibilidade da emissão do documento de Alvará Digital.

 

Meu Bem Estar

Serão disponibilizados os serviços de Esportes, Lazer, Cultura, Turismo e Bem-Estar Social.

 

Minha Comunidade

Conta com o canal de interação da população com a Prefeitura chamado “Zeladoria”, por meio do qual as pessoas poderão realizar a solicitação de serviços, envio de reclamações e sugestões, com acompanhamento de todo o trâmite do processo.

 

Meus Tributos

Disponibiliza o serviço de emissão de guias e negociação de débitos com o município.

 

Portal do Servidor

Destinado a servidores públicos para obterem informações sobre a vida profissional e destaques de comunicados internos.

 

Minha Agenda Cidadã

Para manter o usuário sempre atualizado, a plataforma dispõe de um calendário com marcação de datas, eventos e compromissos do cidadão com os serviços da Prefeitura, como, por exemplo, o vencimento de impostos, consultas médicas, eventos culturais, entre outros.

 

Alertas e Notificações

Para todos os serviços destacados na “Minha Agenda Cidadã” ou uma nova atualização serão emitidos alertas e notificações ao usuário para informar ou avisar sobre o compromisso agendado.

 

 

 

 

 

 

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI