CidadesPolícia

PM fará operação para evitar aglomerações durante o feriado no litoral de SP

O Sexto Batalhão de Policia Militar do Interior, responsável pelo policiamento ostensivo na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, desencadeará diversas operações para promover a segurança da população e evitar aglomerações de pessoas em eventos não permitidos no município. As ações serão realizadas durante todo o feriado prolongado de Finados, entre os dias 30 e 2 de novembro.

 

  • Cidades da Baixada Santista vão intensificar fiscalização durante feriado de Finados
  • Feriado terá reforço de guarda-vidas na Baixada Santista para salvamentos e prevenção

 

Entre as ações que serão promovidas pela PM, está a “Operação Visibilidade”, que irá empregar policiais militares da atividade Delegada e Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar) nos locais de maior circulação de pessoas durante o feriado, como orla da praia e pontos turísticos.

Segundo a Ecovias, até 375 mil veículos devem passar pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) com destino ao litoral de São Paulo neste feriado. Com isso, haverá um reforço de 330 policiais em Santos, que utilizarão 60 viaturas divididas entre bicicletas, quadriciclos, pontos de estacionamentos e rondas de viaturas que serão empregadas no policiamento ostensivo.

Também será realizada a “Operação Paz e Proteção”, que terá como objetivo coibir a aglomeração de pessoas. Essa operação tem previsão de atuar em 12 locais de Santos durante todo o feriado.

A ação, que já está sendo realizada seguidamente durante os últimos quatro finais de semana, é voltada para coibir “pancadões”, bailes funks e reuniões em vias públicas que ocorrem ilegalmente. Esses eventos, segundo a PM, ocorrem em desacordo com as orientações dos órgãos sanitários considerando a pandemia da Covid-19 e também às leis relativas à perturbação do sossego público, interdição de via, uso de solo, descarte irregular de lixo e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

De acordo com a corporação, o efetivo empregado na operação também dará o apoio, caso seja solicitado, a órgãos municipais e estaduais para a fiscalização de comércios irregulares, condutas contrárias à legislação e eventuais apreensões de aparelhagem de som e iluminação, além de outras ações que podem contribuir para evitar a realização de eventos não autorizados.

“Oriente seus familiares e seu círculo de amizades que evite aglomeração de pessoas e a participação de eventos irregulares que causam inúmeros transtornos para quem reside na região onde os encontros acontecem, muitas vezes com o consumo de drogas, ingestão de bebidas alcoólicas por menores de idade e a contravenção penal de perturbação do sossego público. Também é importante destacar a responsabilidade dos pais ou responsáveis legais com relação aos filhos menores de idade”, destacou a Polícia Militar.

A PM também reforça que a população pode acionar a polícia e fazer denúncias pelo número de emergência 190, pelo qual é garantido o sigilo do denunciante.

Operações visam coibir eventos que gerem aglomerações na região  — Foto: Divulgação/Polícia Militar
Com informações G1 Santos e Região
 Foto: Divulgação/Polícia Militar