Dezessete pessoas foram detidas suspeitas de falsificação de cerveja após a descoberta de um galpão clandestino localizado as margens da Rodovia José Boldrini . O flagrante aconteceu no bairro Videiras na tarde de terça-feira (29), em Indaiatuba (SP). Uma denúncia anônima sobre barulho e movimentação de pessoas levou a Polícia Militar até o local.
De acordo com os policiais militares da 4ª Companhia do 47° da Polícia Militar foram alertados sobre barulhos e uma movimentação de pessoas em um galpão. Com o apoio do 2° Pelotão de Força Tática de Campinas o galpão foi cercado, e policiais militares entraram na fábrica clandestina. No local havia dezenas de caixas de cervejas no espaço onde as falsificações ocorriam. Totalizando 24 mil garrafas entre prontas e às que ainda estavam originais, diz um sargento da PM.
Ao todo, 17 homens foram flagrados pela PM trabalhando na linha de produção, sendo que essas pessoas em posse de cervejas fabricadas de nome Spoler e Malta substituíam os rótulos e as tampinhas por rótulos e tampinhas de cerveja de marcas mais conhecidas como Antartica, Brahma, Skol, entre outras. Também compareceu a Perícia Criminal, realizando todos os levantamentos possíveis para a constatação da falsificação.
Todos os homens detidos foram conduzidos ao plantão policial. Eles residiam nos estados de Goias, Rio Grande do Norte e Tocantins, eles afirmaram aos policiais que trabalhavam 16 horas por dia e ganhavam R$0,50 por cada caixa de cerveja adulterada. Na Delegacia foi descoberto que um deles estava na condição de foragido da Justiça, e ficou preso.
As outras pessoas após a elaboração do boletim de ocorrência foram liberados. Foram apreendidos um caminhão, dois veículos, uma maquininha de cartões, um caderno com anotações da contabilidade , além de diversos materiais usados para a adulteração das garrafas.
Eles estavam alojados em condições precárias em uma residência localizado na Rua tocantins na Vila Almeida. A PM esteve no local aguardando a chegada da Perícia para vistoriar o imóvel. Os responsáveis sobre a adulteração não foram localizados. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Alojamento localizado na Rua Tocantins em Indaiatuba SP, onde ficavam os 17 homens
Por Comando Uno
Foto: Reginaldo Rodrigues/ Comando Notícia