PM forma 90 tenentes após concurso com mais de 2 mil candidatos – Comando Notícia
CidadesPolíciaSão Paulo

PM forma 90 tenentes após concurso com mais de 2 mil candidatos

Após um concurso de extrema complexidade e amplamente disputado, com mais de 2,1 mil candidatos, 90 policiais que passaram na prova e, posteriormente, seguiram para a especialização, se formaram nesta sexta-feira (16). O evento ocorreu na Academia Militar do Barro Branco, na zona norte de São Paulo. 
 
Os alunos, que já eram policiais, mas do quadro de auxiliar da corporação — como soldados, cabos e sargentos, denominados “praças” —, agora se tornaram tenentes e entraram para o posto de oficiais. Com o cargo, eles podem exercer funções de liderança nas seções administrativas da PM.
 
Entre os requisitos para entrar nesse concurso, que teve em média 23 candidatos por vaga, está ter, no mínimo, 15 anos de serviço na instituição.
 
Rogério Lima, que agora se tornou tenente, atingiu as melhores notas da turma e foi homenageado na formatura. Emocionado, ele contou que não teria conseguido dedicar tantas horas de estudo e trabalho se não fosse o apoio da família.
 
“Eu nem consigo descrever a emoção que é viver um momento desse. Foram muitos anos na Polícia Militar sonhando em poder ter um cargo de oficial. O concurso é extremamente complexo e, depois, temos a especialização que também não é fácil, mas posso garantir que, para estar vivendo esse momento hoje, tudo valeu a pena”, revelou o tenente.
A solenidade também contou com a presença do secretário da Segurança Pública em exercício, o delegado Osvaldo Nico Gonçalves, que parabenizou os formandos pela nova fase na carreira.
 
Além disso, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Augusto Coutinho, fez um discurso que deixou boa parte dos formandos com os olhos marejados: “Desde a inscrição, espera-se muito dos senhores. Vocês só estão aqui porque foram os melhores. O tempo de estudos e preparo profissional terminou momentaneamente. Agora é tempo de colocar em prática todo o conhecimento adquirido”. 
 
O coronel terminou dizendo que agora os tenentes terão questionamentos frequentes da tropa de como devem prosseguir, mas garantiu que eles estão prontos. 
 
Sobre a formação
 
Depois de aprovados no concurso, os policiais selecionados passaram um ano se especializando na Academia do Barro Branco por meio do Curso Superior de Tecnólogo de Administração Policial Militar. 
 
Com carga horária de 1.985 horas-aula, as principais matérias abordadas são nas áreas de humanas, biológicas, administrativas, institucionais, jurídicas e policiais.
 
 
 
Com informações: SSP-SP