Polícia

PMs realizam partos de gêmeos dentro da viatura na capital

O início desta semana foi cheia de emoção para policiais militares do 2° Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e para equipes do Corpo de Bombeiros. Na última segunda-feira (7), os profissionais auxiliaram no nascimento de um casal de gêmeos, na zona leste da Capital.
 
Tudo aconteceu na região da Penha, quando os PMs do BPTran realizavam uma operação. “Duas moradoras de rua nos chamaram para prestar apoio a uma moça que estava dando à luz. Imediatamente fomos até o local para ajudá-la”, contou o sargento Severino José da Silva, que coordenou todo o atendimento.
 
A gestante foi encontrada sentada e  com muitas contrações, que começaram a ser monitoradas por um dos policiais com o uso de um relógio. “Ela estava muito preocupada e eu tentei acalmá-la dizendo que a Polícia Militar estava ali para ajudá-la”, destacou Silva.
 
Como perceberam que não daria tempo de chegar até um hospital, a equipe do 2º BPTran acionou o Corpo de Bombeiros e, enquanto aguardava o resgate, rapidamente se mobilizou para iniciar o parto. A primeira criança, uma menina, nasceu nas mãos do soldado Marcos Manoel Vieira, que usou uma gandola para cobrir a recém-nascida. “Sou pai de gêmeos, que nasceram há um pouco mais de um mês, e a sensação de trazer uma vida ao mundo, especialmente neste caso, é inexplicável. É muita emoção”, disse Vieira.
 
Após o nascimento do primeiro bebê, a mãe foi colocada em uma viatura dos bombeiros para ser levada até uma unidade médica. Dentro do veículo também foi o soldado Vieira, que prestou apoio no nascimento da segunda criança, um menino, ocorrido durante o deslocamento. A  mãe e o casal de gêmeos foram encaminhados ao hospital Leonor Mendes de Barros e passam bem graças a rapidez e profissionalismo dos militares
 
Outro caso
A Polícia Militar auxiliou o nascimento de mais uma criança nesta quarta-feira (8). A ação aconteceu no momento que uma equipe do 27º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) socorria uma gestante em trabalho de parto para o Hospital Geral do Grajaú, na zona sul da Capital.
 

 
Os soldados Roger José da Silva e Orani Magalhães Júnior realizavam patrulhamento, quando foram acionados por um homem pedindo ajuda à sua companheira, que estava grávida e prestes a dar à luz em sua residência, na Travessa Pau Santo, no Jardim Toca.
 
“Chegando no local, encontramos a mãe com o bebê já coroando, então decidimos colocá-la dentro da viatura para levá-la até uma unidade médica. Dez minutos antes de chegar no hospital, ouvimos o primeiro chorinho, no banco de trás da viatura”, relembrou Silva.
 
Após o nascimento do pequeno Mysael, mãe e recém-nascido foram encaminhados à unidade de saúde, onde receberam o atendimento médico necessário e passam bem. O soldado Da Silva ainda não é pai, mas contou com emoção que essa foi a primeira ocorrência de parto que atendeu. “Eu nunca imaginei que fosse passar por isso. É uma sensação inexplicável. Graças a Deus é só alegria”, finalizou.