Polícia

Polícia Civil comemora 178 anos com sessão na Alesp

A Polícia Civil do Estado de São Paulo comemorou, nesta segunda-feira (30), os 178 anos de existência da instituição. A sessão solene para festejar a data foi realizada na sede da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no centro da capital paulista.

“Estamos aqui hoje em uma solenidade de muito significado para homenagear as pessoas que constroem a história da Polícia Civil do Estado de São Paulo”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.

Na ocasião, o vice-governador Rodrigo Garcia agradeceu os resultados da Polícia Civil nos primeiros meses da gestão. “Reitero o respeito absoluto do Governo à instituição. Foi através dos gestos do governador João Doria que criamos o Policial Nota 10 e que pudemos pagar os bônus de 2018 com o orçamento de 2019”, ressaltou.

O delegado-geral Ruy Ferraz Fontes aproveitou para destacar o empenho dos policiais civis. “Tenho certeza que vamos mudar muita coisa em São Paulo com o nosso trabalho. Eu confio nos senhores para que juntemos nossos objetivos e demonstremos à sociedade que estamos presentes para darmos sensação de segurança”.

Com a função de exercer as atividades de polícia judiciária e investigação criminal, a instituição conta atualmente com mais de 24 mil profissionais. A data que comemora o aniversário da PC foi instituída pela Lei nº 12.259, sancionada em 15 de fevereiro de 2006, após proposta da então deputada Rosmary Corrêa.

Conhecida como Delegada Rose, Rosmary foi a titular da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher do país, criada em São Paulo, em 1985. O projeto determinava a data da morte de Jorge Tibiriçá Piratininga, como forma de homenagear o segundo governador do Estado de São Paulo.

“Faço questão de prestar essa pequena homenagem anualmente. Pequena eu digo em relação ao trabalho desenvolvido e resultados que alcançam”, afirmou o deputado estadual Itamar Borges, que presidiu a sessão. “Obrigada por tudo que fazem pela segurança e bem-estar do povo”, completou.

foto: Paula Vieira