Polícia Civil cumpre mandados em Sorocaba durante operação contra golpes pela internet
com informações do G1 Sorocaba
A Polícia Civil realizou, na manhã desta terça-feira (17), a Operação Arremate em Sorocaba (SP). Segundo a corporação, foram decretadas as prisões de nove pessoas suspeitas de participarem de uma organização criminosa que pratica golpes pela internet. O crime, conhecido como “Falso Leilão”, consiste na criação de páginas de leilões falsas na internet para enganar pessoas que procuram comprar veículos. Segundo a investigação, que durou nove meses, a quadrilha usava informações de empresas reais para aplicar os golpes.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, quando as vítimas denunciavam, os criminosos criavam novas páginas para poder continuar aplicando os golpes. Os prejuízos chegavam a R$100 mil, segundo a investigação. Um efetivo de mais de 40 policiais cumpriu mandados de busca e prisão temporária em várias cidades da região durante a manhã. Dos nove mandados de prisão temporária, a Polícia Civil cumpriu quatro.
Um técnico em informática de 33 anos e um motorista de aplicativo foram presos em São Paulo. Em Sorocaba, foram presos outros dois empresários, um de 44 anos e outro de 41. Também foram apreendidos computadores. Os presos foram encaminhados ao 8º DP da cidade. Agora a Polícia Civil trabalha na segunda fase da operação, com o objetivo de prender os outros suspeitos de integrar a quadrilha que fez vítimas em várias cidades da região.
foto: Polícia Civil