CidadesIndaiatuba

Polícia Federal cumpre mandados em Paulínia e SP contra crimes de evasão de divisas

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quarta-feira (26), quatro mandados de busca e apreensão em Paulínia (SP) e São Paulo contra uma organização criminosa suspeita de praticar crimes de evasão de divisas. A investigação tenta identificar pessoas jurídicas ou físicas envolvidas no esquema. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara de Justiça Federal de Campinas (SP).

De acordo com a PF, a investigação começou quando uma empresa registrada como produtora de aguardente, com sede em Caruaru (PE), abriu uma conta em Paulínia (SP) e movimentou aproximadamente R$ 15 milhões, inclusive com transações em espécie. O valor é incompatível com a capacidade financeira da companhia, segundo a corporação.

Parte da quantia movimentada pela empresa foi objeto de contratos de câmbio e remessas a empresas offshores – nome dado a companhias e contas abertas em países com menor tributação – sediadas em Hong Kong e na China. A alegação para as transações eram a “importação de máquinas e equipamentos”.

No entanto, a Polícia Federal identificou que as importações nunca aconteceram e a empresa não registrou nenhum funcionário. Dos quatro mandados de busca e apreensão, dois são em Paulínia e dois em São Paulo.

A operação recebeu o nome de “Brix Zero” por conta da escala que mede o açúcar na cana, que varia entre 18 e 24, mas, por conta da falta de atividade da empresa, o índice se tornou nulo.

Foto: divulgação

Com informações de G1 Campinas.