Polícia Federal de Campinas faz operação na RMC contra fraudes no Auxílio Emergencial – Comando Notícia
campinasCidadeIndaiatuba

Polícia Federal de Campinas faz operação na RMC contra fraudes no Auxílio Emergencial

Policia federal

Organização criminosa invadiu, em 2020, pelo menos 465 contas da Caixa Econômica Federal e efetuou desvios por meio de 519 transações. Prejuízo chega a R$ 500 mil – a maioria na região de Campinas

A Polícia Federal (PF) de Campinas (SP) realizou, na manhã da última terça-feira (13), uma operação contra fraudes no auxílio emergencial. Segundo a investigação, a organização criminosa invadiu, entre maio e junho de 2020, pelo menos 465 contas da Caixa Econômica Federal e efetuou desvios por meio de 519 transações distribuídas em 508 saques.

As fraudes foram realizadas no Brasil inteiro, mas a maioria dos desvios foi feita na Região Metropoli. Ontem  (13), foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Ribeirão Pires (SP) e Florianópolis (SC).

As ordens foram expedidas pela 9ª Vara Federal de Campinas. Além dos saques, a PF identificou operações como pagamento de boleto bancário, oito transações por comércio eletrônico e duas transferências para contas da Caixa.

Os envolvidos vão responder pelos crimes de furto mediante fraude e organização criminosa, com penas que podem chegar a 16 anos de prisão. O material apreendido, notebooks e celulares, foram levados para a sede da Polícia Federal em Campinas.

O nome da operação, “Money Leak”, significa vazamento de dinheiro, em inglês, e é uma referência à saída de dinheiro do auxílio emergencial por meio de fraudes cibernéticas.

Com informações de G1 Campinas