PolíciaPolítica

Polícia Federal e Gaeco cumprem mandados em Indaiatuba

com informações do G1 Ribeirão Preto

Integrantes da Polícia Federal (PF) estiveram em Indaiatuba na manhã desta terça-feira (13) para cumprir mandados. De acordo com o órgão, três pessoas foram presas e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Operação Callichirus, a quinta fase da Operação Sevandija, que investiga fraude em licitações de R$ 203 milhões na Prefeitura de Ribeirão Preto.

Uma pessoa foi presa em Indaiatuba, em um condomínio no bairro Itaici, Telma Regina Alves, namorada do ex-superintendente do Daerp Marco Antônio dos Santos, que está preso desde o ano passado. Os outros três presos foram André Teixeira e Murilo Pires. Todos foram levados para Ribeirão Preto e as defesas não se manifestaram até o momento.

Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Criminal de Ribeirão Preto. Além de Indaiatuba, as cidades de Santa Bárbara D’Oeste, Mauá e São Paulo também tiveram agentes da Polícia Federal e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MP).

Em nota, a PF informou que os presos são suspeitos de pagamento de propina e lavagem de dinheiro desviado do Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp), a partir de contratos fraudados com a Aegea Saneamento S.A., considerada a segunda maior empresa privada do setor de saneamento básico do país.

Ainda de acordo com a PF, o nome da operação é uma referência aos crustáceos Callichirus, também conhecidos como corruptos, “que cavam buracos, se escondem e são difíceis de serem vistos na superfície”. Os suspeitos responderão por crimes de corrupção ativa e passiva, falsificação de documento público e lavagem de dinheiro.

foto: arquivo/Comando Notícia