Cidades

Polícia Federal realiza simulação de avião sequestrado em Viracopos

10/12/2020 - A Polícia Federal realiza treinamento do Comando de Operações Táticas - COT - no aeroporto de Viracopos. O treinamento, com apoio de companhia aérea que cedeu estrutura, hangar e um A330, visa aperfeiçoar técnicas para enfrentamento de ocorrências dentro do sítio aeroportuário e aeronaves, como em caso de sequestros. Foto: Wagner Souza/AAN
A Polícia Federal realizou nesta semana no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, um simulado de infiltração, ocupação e evacuação a uma aeronave sequestrada. A encenação, que faz parte de um treinamento de três dias de segurança, e envolverá cerca de 150 pessoas, entre policiais, funcionários da companhia, operadores local e alunos de escolas de aviação e de comissários de bordo. 
 
A ficção trata-se de um treinamento real que visa aperfeiçoar técnicas para enfrentamento de ocorrências dentro do sítio aeroportuário e aeronaves, como em caso de sequestros. Esta é a segunda vez que a PF realiza este tipo de exercício em Viracopos.
O simulado é supervisionado e coordenado pelo Comando de Operações Táticas (COT), que é a unidade de operações especiais e contra-terrorismo e ações ilícitas da Polícia Federal, em Brasília. De acordo com a programação, será simulado a intervenção do COT nas negociações de um sequestro de uma aeronave. Para a encenação, a Azul cedeu a aeronave A330, na qual terá piloto e co-piloto profissionais e tripulantes – funcionários da companhia, estudantes e a possibilidade de jornalistas. “Atores” policiais se passarão por criminosos que vão sequestrar o avião e outra equipe será responsável pela negociação e infiltração na aeronave.
 
O treinamento foi dividido em três etapas: teórica, com palestras; um “meio” prático com a retomada da aeronave, na qual o exercício foi feito apenas pelos policiais e o ESAIA (Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronave), exercício obrigatório anual previsto pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em aeroportos com grande movimentação de passageiros.
 
O princípio básico do treinamento é garantir a segurança dos passageiros e da tripulação, além de demais pessoas envolvidas na operação do lado de fora da aeronave. De acordo com a Concessionária Aeroportos Brasil, que administra Viracopos desde novembro de 2012, o aeroporto campineiro é um dos aeroportos no País que mais tem alto fluxo de passageiros. Para se ter ideia, em 2019, ele recebeu 10,5 milhões de passageiros, número este que chega ser dez vezes mais a população de Campinas, e registrou 114,4 mil pousos e decolagens.