Policial Militar de folga e sem máscara é abordado pela Guarda Municipal em Campinas e caso termina na delegacia
Uma abordagem de guardas municipais a um homem que estava sem máscara em Campinas (SP) terminou na delegacia. O caso foi na segunda-feira (24). A Guarda afirmou que os agentes foram ameaçados ao pedir os documentos à pessoa, que não quis se identificar. Se trata de um policial militar que estava de folga, segundo a PM confirmou nesta terça (25).
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a ocorrência foi registrada no plantão do 1º Distrito Policial como ameaça e recusa de dados sobre a própria identidade. A Corregedoria da PM foi acionada para tomar providências.
“As partes envolvidas foram ouvidas, havendo representação pela vítima. O caso foi encaminhado ao Jecrim. A Corregedoria da PM foi oficiada para ciência e providências pertinentes”, diz a nota da SSP.
O Jecrim é o Juizado Especial Criminal, que atua em casos de crimes de menor potencial ofensivo. O uso de máscara de proteção na pandemia de Covid-19 é obrigatório, e a falta do item de segurança pode resultar em multa na cidade de Campinas, no valor de R$ 100.
Abordagem em região de comércio popular
A Polícia Militar informou que o policial em horário de folga foi fiscalizado na Rua Ferreira Penteado, região de comércio popular da cidade, por volta das 16h40. O homem estava sem máscara e a PM foi acionada para prestar apoio na abordagem e identificação do policial.
“Foi elaborado pelo agente municipal autuação por infração ao disposto no artigo 1º do Decreto Municipal nº 21.007, de 17 de agosto de 2020. As partes foram conduzidas ao 1º DP para registro da ocorrência. A Polícia Militar irá apurar a conduta do policial”, diz a nota da corporação.
Com informações de G1 Campinas.
Foto: divulgação.