CidadesPiracicabaSalto

Poluição e alta vazão preocupam nos rios Tietê e Piracicaba

com G1 Campinas e G1 Sorocaba

A espuma tóxica resultado da poluição no Rio Tietê invadiu o Córrego do Ajudante, que corta a cidade de Salto (SP), na manhã desta terça-feira (5). O fenômeno é frequente toda vez que chove bastante na capital e na região metropolitana de São Paulo. A sujeira que está na água se mistura com detergente e poluentes, dando origem à espuma.

De acordo com moradores das redondezas, a espuma começou a se formar durante a noite e, com a chegada do sol, foi se dissipando aos poucos. Algumas pontes ao longo do córrego também foram tomadas e assustaram as pessoas que passaram pelo local. Segundo elas, o cheiro da espuma é muito forte. A vegetação e a água ficaram encobertas. A Prefeitura esteve no local, jogou água para amenizar o problema e acionou equipes da Cetesb.

Piracicaba

O nível do Rio Piracicaba chegou a 4,2 metros e entrou em estado de emergência na manhã de segunda-feira (4) em Piracicaba (SP). A água chegou na rampa de acesso ao manancial, e a Defesa Civil informou que faz monitoramento na Rua do Porto. A previsão é de mais chuva para a cidade.

Segundo a rede telemétrica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), o rio atingiu o estado de emergência às 6h10. O manancial só extravasa quando chega aos 4,7 metros. A Defesa Civil explicou que o aumento do nível foi motivado pelas chuvas que atingiram a nascente do manancial, em Americana (SP), nos últimos dias.

Foto: Robson Santos Neves