IndaiatubaPolícia

População pode fazer denúncias à Polícia Civil por WhatsApp

HUGO ANTONELI JUNIOR

Um canal de comunicação importante entre as pessoas atualmente está sendo utilizado também na solução de crimes. O Setor de Investigações Gerais (SIG), da Polícia Civil em Indaiatuba (SP) abriu um canal de atendimento via WhatsApp. Através dele, as pessoas podem enviar denúncias por escrito, fotos, áudios e até vídeos. O número é o (19) 9 8261 3197 e serve apenas para mensagens, não atendendo ligações.

O chefe do SIG, Marcus Morelli, lembra que a linha é bem específica. “Se a pessoa estiver em uma situação de emergência, os números são os da Guarda (153), da Polícia Militar (190) ou das ambulâncias (192 e 193). O número da Polícia Civil é um canal para ajuda nas denúncias e investigações, que são a nossa área. Por aqui as pessoas podem nos enviar informações que podem ajudar na solução de crimes”, lembra.

A novidade é também uma forma de aproximar e facilitar as denúncias. “Tudo o que chega ao nosso WhatsApp nós averiguamos e damos um retorno. Isso é bom porque às vezes não é nada e conseguimos responder para o morador. Agora, se for algo sério, também damos o retorno. É bom lembrar que a denúncia é anônima e tem total segurança e sigilo para quem faz”, afirma.

Uma filmagem, foto ou informação pode ajudar nas investigações desde furtos pequenos, passando pelos chamados roubos a transeuntes e até homicídios. Com a ajuda da população, a Polícia Civil pode ter informações de carros, motos, pessoas que passaram pelos locais e através disso buscar meios de encaminhar a investigação e achar os responsáveis. É da Polícia Civil a responsabilidade de investigar tudo o que é denunciado. Só no ano passado, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, foram houve 1.291 inquéritos instaurados em Indaiatuba.

foto: Reginaldo Rodrigues/Comando Uno/Comando Notícia