Por causa da vandalismo, Prefeitura precisará substituir painel de LED de R$ 2,5 mil
Um dos painéis LED usados para informações aos usuários de transporte coletivo urbano no Terminal Central foi danificado nesta semana por uma pedrada e terá de ser substituído. O ato de vandalismo foi registrado na tarde de terça-feira (03), durante fiscalização de rotina da equipe do Departamento de Transporte, vinculado à Secretaria Municipal de Administração. Nesses painéis os passageiros são informados sobre os horários de ônibus em tempo real. A reposição do aparelho tem custo aproximado de R$ 2,5 mil.
A Guarda Civil foi acionada para atender a ocorrência e conforme consta no Relatório de Atendimento, foi constatado que uma pedra foi jogada contra o painel e estourou a tela frontal. Desde que o serviço entrou em operação esta é a primeira vez que um painel é danificado por vandalismo, diferente dos abrigos de ônibus, que constantemente sofrem depredações. Além do prejuízo financeiro, há prejuízo na integração entre os usuários e o sistema de transporte coletivo urbano.
O Departamento de Transporte solicita que a população denuncie qualquer ação de vandalismo à Guarda Civil pelo número 153, ou encaminhe qualquer informação que possa levar aos autores através da ouvidoria da Prefeitura no telefone 0800-770-7702.
O vandalismo é crime e deve ser denunciado. Conforme o Art. 163 do Código Penal (Lei Nº 2.848/40), o dano ao patrimônio público significa “destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia”, com pena de detenção de um a seis meses, ou multa.
Painel Informativo
O serviço é oferecido desde 2012 com o objetivo de levar aos usuários informações como itinerários e horários das linhas em tempo real, além de transmitir mensagens relevantes ou urgentes. É uma forma de possibilitar ao cidadão programar seus deslocamentos.
Todas as linhas municipais de ônibus em operação em Indaiatuba são monitoradas pelo sistema GPS, que possibilita ao usuário verificar em tempo real onde se encontra o ônibus desejado, previsão de horário de chegada e se o itinerário está sendo devidamente cumprido. A informação está disponível na internet, por sistema SMS de celular e em painéis instalados nos terminais.
Fotos: arquivo RIC/PMI