IndaiatubaPolícia

Por telefone, atendente Carla do 192 ajuda mãe a desengasgar bebê de dois meses em Indaiatuba

O Serviço de Emergência  (192)  foi chamado por volta das 7 horas de sexta -feira (11), para atender a emergência de um bebê de dois meses de vida que se  engasgou durante a amamentação. Uma  equipe da ambulância de prefixo 034  , com a técnica de enfermagem Cíntia  e condutor socorrista Luís  , deslocaram-se até a residência localizada no bairro Jardim Valença, em Indaiatuba (SP) enquanto a atendente Carla  passava as orientações para a mãe da criança, via telefone que conseguiu orientá-la a realizar os procedimentos para que o pequeno Pedro recuperasse a respiração,  até a chegada dos socorristas.

Carla também afirma que foi importante ter acalmado a mãe da criança por telefone para que o salvamento fosse executado corretamente. O Corpo de Bombeiros também foi acionado pela família.

“Quero registra o que aconteceu ontem com meu bebê de dois meses … Ele engasgou por volta das 7:05 do dia 11/06 , ele estava mamando no peito quanto começou a engasgar , comecei a ficar desesperada ao ver ele sem respirar e ficando roxo , chamei ele bem séria Pedro Pedro e comecei a chorar sem saber o que fazer e ele não voltava , peguei meu celular e disquei 192 , a Carla atendeu , expliquei em choros o que estava acontecendo e pedindo ajuda , passo o endereço da minha casa e o Pedro sem reação alguma e cada vez mais roxo , por telefone ela foi me orientando até a chegada do resgate e da equipe de bombeiros , eu estava nervosa em planto por vê meu bebê naquela situação , mas fui tentando fazer o que a Carla me pedia , meu irmão ligou também ao  193 Corpo de Bombeiro , e eu na ligação com a Carla e com mais um no outro telefone e eles me orientando , os minutos estavam passando e nada dele voltar , eu virava ele de bruços dava as batidas na costa dele mas nada , 4 minutos eu me lembro que  vi na ligação e nada ainda , quando pediram pra mim colocar minha boca na boca dele e puxa , e nisso ele chorou eu não imaginava que um choro dele ia me fazer a mãe mais feliz do mundoooo , e aí ele foi voltando e percebi que a Carla essa mulher incrível essa mulher maravilhosa , esse anjo essa heroína chorou junto , a equipe logo em seguida chegou , foi tão rápido mas parecia uma eternidade para mim que estava ali na situação com meu bebê , quero grandemente agradecer todos que ajudaram todos da equipe do (192)  e dos bombeiros (193) a Deus por permitir me dar sabedoria pra fazer essa ligação porque na hora do desespero é difícil pensar em algo … Essas pessoas que salvaram meu bebê são os heróis que serei fã eternamente”.

“Depois que ele estava bem , eu e meu marido Ivan lavamos nosso pedaço de amor nosso bebê ao Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) para passar em uma avaliação médica , e estava tudo bem com o Pedro”

Ocorrências de engasgamento são comuns e podem ser resolvidas com noções de primeiros socorros. A orientação da Saúde é colocar a criança de bruços nos braços do responsável, inclinar a cabeça dela para baixo e bater de leve nas costas com a palma da mão. A intenção é causar tosse e desobstrução das vias aéreas. Deve-se tomar cuidado com a força aplicada. Sempre em casos de emergências ligue  nos telefones  Central de Ambulância (192) ou Corpo de Bombeiros (193).

Por Comando Uno

Foto/informações : Mãe do bebê Pedro