Cidades

Poupatempo alerta contra golpes por carta ou pela internet; veja dicas

A Prodesp, empresa do governo de São Paulo que faz a gestão do programa Poupatempo, alerta a população para a ação de golpistas que usam o nome da empresa e também do Poupatempo para golpes por carta e pela internet. Nos últimos dias, várias pessoas têm recebido cartas pelos correios supostamente enviadas pela Prodesp, com a falsa informação de que os destinatários teriam valores a serem recebidos, resultantes de uma ação coletiva movida contra fundo de pecúlio e pensão. 

A Prodesp esclarece que não é responsável pelo envio dessas cartas, e que os remetentes estão tentando aplicar golpes, pedindo depósitos em dinheiro a uma conta bancária. O superintendente da Prodesp, Ernesto Mascellani Neto, destacou que a empresa não envia cartas pedindo depósitos. Ele colocou os canais oficiais à disposição de quem receber a correspondência enviada por estelionatários. Os postos Poupatempo também foram colocados à disposição para esclarecer dúvidas, disse ele. 

Todas as informações sobre a Prodesp devem ser consultadas nos canais oficiais da empresa, que são o site, o teleatendimento (0800-726-2277), ou ainda os postos do Poupatempo.  Usuários do Poupatempo também estão sendo enganados por um site que cobra taxa de R$ 24,90 para fazer agendamento de horário no Poupatempo. O site é de um despachante virtual que oferece serviços relacionados a documentos e induz as vítimas a pagarem falsas taxas bancárias. 

O Poupatempo vem orientando as vítimas a registrar Boletim de Ocorrência e encaminhou a denúncia para o Ministério Público. O agendamento no Poupatempo é grátis, pessoal e intransferível, e pode ser feito pelo portal ou pelo aplicativo SP Serviços, que reúne todos os serviços eletrônicos do Governo do Estado de São Paulo. Outros canais para agendamento são o atendente virtual Poupinha, disponível no canto inferior direito da tela do portal do Poupatempo, e os totens de autoatendimento disponíveis dentro e fora dos postos Poupatempo (endereços no site). 

Os usuários também podem optar pelo atendimento eletrônico pelo telefone, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana: de telefone fixo, pelos números (11) 4135-9700 (Capital e Grande São Paulo) ou 0300 847 1998 (demais municípios do estado de SP). Nas ligações de celular, o telefone é o (11) 4135-9700 (todos os municípios do estado de SP). 

foto: divulgação