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Poupatempo Indaiatuba fez 342 mil atendimentos em 2017

INDAIATUBA – O Poupatempo realizou 342.287 atendimentos na cidade até outubro, de acordo com dados da Prefeitura – que divulgou um balanço da Secretaria de Governo nesta semana.

O Poupatempo completou em 2017 três anos de atividades em Indaiatuba. O posto, que foi inaugurado em 26 de abril de 2014, comemorou a marca de 1 milhão de atendimentos em fevereiro deste ano. A agência conta com 64 funcionários.

A Prefeitura também lançou o cadastro de imóveis industriais na parte de serviços no próprio site institucional. A nova ferramenta administrada pela Secretaria de Governo visa agilizar e estreitar o contato entre o segmento empresarial que procura a Prefeitura em busca de informações para instalação de empresas no município e as imobiliárias, corretores de imóveis e pessoas físicas que possuem terrenos ou edificações para venda ou locação destinadas para a instalação de empresas. Este sistema de cadastramento ficará aberto para inclusão permanente de novos interessados. Esse ano foi cadastrado 39 imóveis.

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da secretaria de Governo abriu esse ano as inscrições para os interessados em participar do sorteio para o Dimpe II (Distrito Industrial de Micro e Pequena Empresa), implantado em uma área com mais de 80 mil metros quadrados, localizada na Alameda Capovilla, no Bairro Pimenta. O sorteio será realizado entre os interessados selecionados previamente cadastrados entre os dias 20 de outubro de 2017 a 23 de fevereiro de 2018. O cadastramento deve ser feito no site da Prefeitura.

O Banco do Povo Paulista atua no segmento de microcrédito e também é vinculado à pasta. Dessa forma, oferece linhas de crédito de R$ 200 a R$ 5 mil para pessoas físicas, de R$ 200 a R$ 20 mil para pessoas jurídicas, e de R$ 200 a R$ 25 mil para associações e cooperativas produtivas ou de trabalho. Até outubro a unidade de Indaiatuba realizou 812 atendimentos com 31 contratos fechados no valor de R$ 160.409,86.

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) é vinculado à Secretaria de Governo e realizou 68.514 atendimentos até novembro. A unidade de Indaiatuba é mantida por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que faz intermediação entre empresas que precisam de mão de obra e profissionais que procuram emprego.

No Posto também é possível fazer inscrição para o seguro-desemprego, emissão da carteira de trabalho, inscrição para o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e para o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Padef). Todos os serviços são gratuitos. Atualmente Indaiatuba possui 4.788 comércios; 10.058 serviços e 858 indústrias. Este ano foram abertas 45 novas indústrias; 1.552 prestadores de serviços e 566 comércios.

A Balança Comercial de Indaiatuba movimentou de janeiro a outubro o valor de US$1.367.437.467,00; sendo US$ 556.941.876,00 em exportações e US$ 810.495.591,00 em importações. Comparado ao mesmo período de 2016, o município registrou um aumento de 16,23% nas exportações, e 14,08% nas importações. O PIB (Produto Interno Bruto) de Indaiatuba com base de 2014 é R$12,05 bilhões e o PIB Per Capita é de R$54.622,78.

Outra ação de destaque é o Núcleo de Apoio ao Comércio Exterior. Este ano a Prefeitura retomou os atendimentos e os profissionais orientam e encaminham as empresas interessadas em exportações, este ano foram 12 empresas atendidas. O objetivo desses feitos é ofertar ciência para as empresas ingressarem no mercado internacional e promover a Balança Comercial local, podendo alavancar os negócios da empresa, gerando receitas para o município e mais empregos.

foto: arquivo- Giuliano Miranda RIC/PMI