Cidades

Poupatempo oferece kit para doação de cabelos

Os postos do Poupatempo passam oferecer desta semana kit para doação de cabelos que serão destinados a pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

A ação é uma parceria com o Fundo Social de São Paulo (Fussp) e faz parte do encerramento das comemorações do “Outubro Rosa”, campanha de conscientização que busca alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

O kit conta com orientações de como a pessoa interessada deve proceder em todas as etapas do processo, do corte até a entrega das mechas nos postos do Poupatempo..

Nos 13 postos localizados em municípios da Região Metropolitana de São Paulo (Carapicuíba, Caieiras, Cotia, Diadema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, Suzano e Taboão da Serra), o material passará a ser entregue na sexta-feira (1º). E nas demais unidades do Estado, em 54 cidades do interior e litoral, a população poderá retirar o kit no dia 15 de novembro.

Para ser doador e colaborar com essa ação de generosidade e amor é muito simples. E o melhor, não importa o tipo de cabelo. Pode ser encaracolado, liso, crespo, loiro, preto, ruivo, grisalho, com ou sem química. E os homens também podem participar dessa campanha.

Antes de fazer a doação é necessário seguir algumas recomendações. A primeira delas é que o cabelo precisa estar lavado e totalmente seco. Outra dica é prender os fios com um elástico antes do corte para ajudar a demarcar o tamanho. Só serão aceitas mechas com comprimento mínimo de 15 cm.

Após o corte, basta colocar a mecha no saco plástico do kit, preencher a etiqueta de identificação com os dados cadastrais e entregar no Poupatempo.

Todo o material arrecadado será encaminhado ao Fundo Social para ser transformado em perucas. Antes de serem doadas e implantadas nas pacientes, as mechas são devidamente tratadas e transformadas pelos cabeleireiros e auxiliares da Escola de Beleza, Estética e Bem-Estar do Fussp. A ideia é fazer com que elas tenham as mesmas características do cabelo natural das pacientes.

Nos últimos três anos a Prodesp e o Poupatempo arrecadaram mais de três mil mechas de cabelo para doações ao Fussp.

foto: divulgação