Cidades

Praias ficam completamente vazias no primeiro dia de bloqueio no litoral de SP

As praias de Santos, no litoral de São Paulo, amanheceram completamente vazias neste sábado (13). A fase emergencial, estabelecida pelo governo de São Paulo para conter a transmissão da Covid-19, determinou a proibição do uso de praias e parques a partir de segunda-feira (15). A Prefeitura de Santos resolveu antecipar o bloqueio para esse sábado, a fim de evitar a movimentação de turistas e moradores no fim de semana.

O sábado amanheceu ensolarado na Baixada Santista. A faixa de areia em Santos, porém, estava completamente vazia. Imagens aéreas mostram a situação, neste sábado (veja acima).

A cena é bem diferente da registrada em outros fins de semana de janeiro, quando moradores e turistas se aglomeraram, não respeitaram o distanciamento social e o uso de máscaras, medidas de prevenção a transmissão da Covid-19.

Praias ficam completamente vazias no primeiro dia de bloqueio no litoral de SP — Foto: Roberto Santini

Em Santos, gradis e telas foram instalados, nesta sexta-feira (12), para proibir o acesso de turistas e moradores às praias. Rondas da Guarda Municipal irão atuar, até durante a madrugada, coibindo qualquer desrespeito à medida.

A faixa de areia está proibida para quaisquer atividades, mas o calçadão permanecerá aberto. Também não está permitido ambulantes na areia, acesso às barracas, cadeiras e guarda-sóis, além de atividades físicas e esportivas dentro e fora do mar.

“Nessa situação, estamos sendo mais rígidos do que o Governo do Estado porque a preocupação não é só com a nossa população, mas é para coibir que pessoas de outras regiões venham para a praia”, explicou o prefeito Rogério Santos (PSDB).

Além de Santos, as outras cidades da Baixada Santista também adotaram medidas para cumprir a determinação do governo estadual sobre o fechamento das praias.

Com informações: G1 Santos e Região

Foto:: Roberto Santini