INDAIATUBA – O prazo de retirada dos cartões para a segunda pesagem do ano é dia 31 de outubro. Os beneficiários do Programa Bolsa Família que possuem crianças de 0 a 6 anos e mulheres de 14 a 44 anos devem retirar os cartões no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da residência ou no Paço Municipal. Após o dia 31/10 os cartões retornarão para retirada na Prefeitura, conforme carta já enviada aos beneficiários.
Após a remoção do cartão é necessário ir a uma unidade de saúde com a carteira de vacinação, cartão do SUS e o cartão de pesagem. A própria unidade de saúde repassa os dados para a gestão do Programa Bolsa Família. De acordo com o cadastro único 2.454 famílias devem realizar a pesagem nas Unidades de Saúde.
Esta é a segunda pesagem do ano, a qual é feita semestralmente, visando ampliar o monitoramento e aprimorar o serviço, aliando acompanhamento de condições de saúde. As famílias dentro do perfil receberam o comunicado da pesagem, mas é importante ressaltar que é preciso manter o cadastro atualizado para receber as informações pelo correio, sendo que para deixar em dia o recebimento do benefício as famílias precisam ter o compromisso com a saúde e educação, assim como manter o cadastro atualizado.
Em 2016 Indaiatuba alcançou o índice de 84% do monitoramento na saúde e a gestora municipal do Programa Bolsa Família/Cadastro Único, Marcela Buono, ressalta que esse número é resultado do trabalho de descentralização dos serviços que começou em 2012.
Foto: Divulgação