CidadesCulturaIndaiatuba

Prefeito Nilson Gaspar reinaugura Espaço Viber após obra de revitalização

A reinauguração do Espaço Viber acontece dia 9 de dezembro e é parte das comemorações pelos 191 anos de Indaiatuba. O prédio foi todo revitalizado para receber eventos e será oficialmente entregue pelo prefeito Nilson Gaspar a partir das 20h30. O primeiro evento a reabrir o espaço será a Feira da Bondade, promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Indaiatuba.

“A partir de agora, o Espaço Viber está pronto para receber grandes eventos e feiras dos mais diversos segmentos, com muita qualidade e conforto para os organizadores e para o público”, destaca o prefeito Nilson Gaspar. “Foi um projeto desenvolvido ao longo da pandemia e que trará muitos benefícios para a nossa população, atraindo investimentos para o turismo, gastronomia, indústria e comércio local”, completa.

O gerenciamento do Espaço Viber será responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes. “Nossa equipe está pronta e preparada para assumir este desafio, atendendo a um pedido do prefeito Nilson Gaspar”, destaca o titular da pasta, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos. “Já administramos o Centro Esportivo do Trabalhador e agora também continuaremos a zelar por este belo e novo projeto entregue à população”.

O projeto de revitalização do antigo espaço de exposições e eventos localizado na rua Goiás, bairro Cidade Nova, incluiu diversas melhorias. A reforma começou pela manutenção do telhado, instalação de tubulações para captação de águas pluviais e mudanças no calçamento externo, que recebeu piso intertravado. O prédio recebeu, ainda, uma caixa d’água de 50 mil litros e um gerador.

Nova iluminação, revestimentos, pintura e pisos integram o projeto, assim como diferentes acessos ao prédio. O Espaço Viber também ganhou bancadas para que os expositores possam preparar alimentos e novos sanitários, inclusive com acessibilidade, além de um fraldário.

Entre as novidades da revitalização estão a construção de uma ala administrativa, que conta com bilheteria, coordenação, administração, copa, cozinha, área de serviço, vestiários e sanitários para funcionários. Na parte externa, o projeto contemplou melhorias no estacionamento e paisagismo, garantindo modernidade ao espaço.

O prédio, que já contava com 4.460m² de área construída, passou a contar com mais 491,70m² após a ampliação, sendo 278,14m² no pavimento térreo e 111,32m² no pavimento superior. A obra recebeu investimentos da Administração Municipal no valor aproximado de R$ 3,8 milhões.

Feira da Bondade

O Espaço Viber irá sediar a 21ª Feira da Bondade promovida pela Apae Indaiatuba entre os dias 9 e 12 de dezembro. O evento será o primeiro após a revitalização do espaço. A Feira terá 122 expositores, sendo 80% deles do comércio local, além de apresentações culturais e praça de alimentação.

Com o lema ‘Ser Bom Faz Bem’, a exposição reunirá itens de diferentes setores como moda, acessórios, papelaria criativa, plantas, decoração, cosméticos, produtos veganos, artesanato, entre outros. A Apae também contará com um espaço exclusivo para a venda de itens artesanais de produção própria, além de outra novidade: o Espaço do Artesão, voltado a pequenos produtores.

Na quinta-feira (9), a programação cultural do evento terá os alunos da Apae se apresentando ao longo do dia, e a apresentação do trio Dechris. Na sexta-feira (10), será a vez do Núcleo de Dança Estúdio em Cena, Dharmadevi Dança do Ventre e Cia de Dança Iluminarte e do Studio SER, além da Banda Fórmula 2.

Para o sábado (11) estão programadas apresentações de pop, rock e música natalina, com os shows de Kico Motta e Banda, Arkana Rock Acústico e o coral Natal Uma Voz, da Ador’Arte, além de números de dança com Grupo Dakinis, Danzano Espaço de Dança, Viva Escola de Dança, Dahab Núcleo de Dança, Estúdio DC – Hip Hop e Clube de Dança E.E. Maria Bernadete Argen Perez, além do Bonde do Negão.

No último dia de Feira (12), marcarão presença Bad Wolf, Rock’n’Roça, Skive Rock e Beto Tempesta e Banda, além do Grupo Ryuu de Taiko e dupla sertaneja Mayq & Ton. Participam ainda o Estúdio Sarah Savda de dança, os grupos da Melhor Idade do Funssol (Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba) e o Estúdio DC – Hip Hop.

Os organizadores da Feira da Bondade seguirão medidas de prevenção à Covid-19 como controle de acesso, pontos com álcool em gel acessíveis ao público e uso obrigatório de máscara.

Com informações: Prefeitura de Indaiatuba

Foto: Eliandro Figueira