Uma criança internada no Hospital Santa Ignês é o primeiro caso suspeito de meningite em Indaiatuba (SP) em 2020. Conhecidos da família procuraram o Comando Notícia nesta semana e nós procuramos a Prefeitura para confirmar o caso. A assessoria de imprensa informou que há, sim, uma suspeita. “Temos uma notificação de meningite de um paciente que está na rede particular, exames preliminares indicam meningite viral, o Departamento de Vigilância está acompanhando o caso.”
A Prefeitura ainda informou que “as meningites notificadas para a Secretaria de Saúde de importância epidemiológica, que são meningite meningocócica ou por haemophilus que precisam de quimioprofilaxia são assistidas com austeridade pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, o qual aplica o protocolo indicado para cada caso.
O que é
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, ou também por processos não infecciosos como, por exemplo, medicamentos e neoplasias.
Entre os agentes infecciosos, as meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e clinico, devido a sua magnitude, capacidade de causar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade.
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno, e das virais na primavera-verão.
foto: arquivo