CidadesIndaiatuba

Prefeitura acompanha início do Projeto de Reordenamento de Cabos em postes de vias públicas

Projeto da CPFL promoverá limpeza do cabeamento de operadoras de telecomunicações

O Distrito Industrial será a primeira região a ser beneficiada pelo Projeto de Reordenamento de Cabos coordenado pela CPFL Piratininga, com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba e das operadoras de serviços de telecomunicações que atuam no município. Os trabalhos foram iniciados na manhã desta terça-feira (01/04) pela Alameda Comendador Dr. Santoro Mirone. O objetivo é retirar os cabos de telecomunicação inutilizados e melhorar a distribuição e organização dos cabos em uso para reduzir a poluição visual nas áreas urbanas e garantir a segurança nas vias públicas.

O prefeito Dr. Custódio Tavares (MDB) acompanhou o início dos trabalhos e avisou que a Secretaria de Obras e Vias Públicas dará o apoio necessário para que o serviço seja efetivado, e também fiscalizará a ação. “Agradeço à direção da CPFL que atendeu essa nossa solicitação. Esse trabalho vai melhorar a poluição visual nos postes, mas também oferecerá mais segurança para quem utiliza as vias públicas. Também estamos cobrando a empresa para que faça investimentos mais efetivos para resolver o problema de oscilações de energia em algumas regiões da nossa cidade. Já fizemos algumas reuniões neste sentido e vamos continuar buscando soluções conjuntas para resolver essas questões”, explicou o prefeito.  

Na região do Distrito Industrial serão atendidos 2.109 postes com previsão de conclusão dos trabalhos em agosto. Na sequência, as equipes das empresas de telefonia devem atender a região do Parque Ecológico, o que deverá totalizar 4.039 postes, com 80 quilômetros de cabos. De acordo com a CPFL, Indaiatuba possui 15 empresas de telefonia ocupantes de postes.

Toda a coordenação do plano de trabalho será da CPFL, que é a empresa responsável pelos postes. Além da retirada dos cabos “mortos”, será feito o reordenamento da fiação ativa pelas empresas de telefonia, o espinamento e a identificação dos mesmos. A Prefeitura vai acompanhar e dar o suporte necessário para que o projeto seja executado da forma mais eficiente possível.

O secretário de Obras, Robenilton Dothe Oliveira Lima, reforçou que a limpeza dos postes é uma ação que a Administração Municipal tem cobrado da CPFL há alguns anos, porque a fiação solta acaba causando riscos de acidentes envolvendo veículos, motos, bicicletas e pedestres. “Em anos anteriores a empresa já promoveu ações neste sentido, atendendo principalmente algumas vias da região central da cidade. A novidade desta nova etapa de trabalho é que a CPFL criou uma ferramenta digital de controle da execução dos serviços, o que deve garantir mais eficiência na fiscalização do Projeto de Reordenamento de Cabos. Vamos acompanhar”, avisou.

Entre os representantes da CPFL Piratininga que acompanharam o início dos trabalhos no Distrito Industrial estavam Marcelo Ferreira, gerente de obras e manutenção, Gustavo Campos, técnico de processos, e José Relson de Oliveira, consultor de relacionamento. As equipes das empresas Vivo, Claro, Net Serv, Cirion e Algar executaram os serviços.

Com informações: Assessoria-PMI

Foto: Sirlene Virgílio Bueno RIC/PMI