A Prefeitura de Indaiatuba (SP) anunciou nesta terça-feira (23) o término das obras na avenida Ário Barnabé, no Jardim Morada do Sol. Em junho, a empresa responsável pela obra, a Leman Construções e Comércio, pediu mais R$ 1,3 milhão para terminar a obra. Com isso, o custo total chegou a R$ 6.953.120,24, alta de 23% ao que estava inicialmente planejado.
O projeto de mobilidade da avenida Ário Barnabé tinha como intenção dar maior fluidez ao trânsito atendendo às necessidades de condutores de veículos, pedestres e ciclistas. Os pontos principais da obra foram o alargamento e o recapeamentos das faixas para veículos em toda a extensão da via, que mede aproximadamente de 2,1 quilômetros, e a criação de bolsões de estacionamento no canteiro central. O estacionamento ordenado com 180 vagas, incluindo motos, além de melhorar a circulação dos veículos, se intercalam com áreas de passeio o que torna mais segura a circulação de pedestres.
A ciclovia saiu do canteiro central e foi substituída por ciclofaixas que atendem as laterais da via, entre as calçadas e o leito carroçável. Todo o calçamento no acesso aos imóveis foi refeito e padronizado com piso de cimento intertravado e com a instalação de pisos táticos, seguindo as normas de acessibilidade. Para os pedestres foram construídas travessias elevadas dispostas na altura dos recuos criados para abrigar as 10 paradas de ônibus que atendem a avenida. As paradas ainda receberão coberturas do modelo novo, com banco e espaço exclusivo para cadeirante.
Foram substituídos 74 pontes de iluminação que receberam 148 lâmpadas LED de 190w de potência. A obra incluiu a instalação de 48 placas de identificação de ruas do modelo novo nos cruzamentos, e todos os equipamentos semafóricos foram padronizados.
Complementando o projeto de revitalização, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente implantou um sistema diferenciado de coleta de lixo com a utilização de containers subterrâneos para resíduos orgânicos e recicláveis. O modelo é tendência nas regiões comerciais para evitar o acúmulo de lixo nas fachadas das lojas e também para que o caminhão da coleta não interfira no fluxo do trânsito.
fotos: arquivo/Comando Notícia