CidadesIndaiatuba

Prefeitura anuncia iluminação de LED em dez bairros em Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba anunciou que as ruas de mais dez bairros terão 100% de iluminação LED. O Jardim Santa Cruz, Vila Costa e Silva, Califórnia, Jardim Tropical e Jardim Morada do Sol integram a lista dos beneficiados. Os trabalhos foram iniciados na semana passada pela Rua dos Indaiás, que já está com as luminárias novas. Nesta semana, a empresa responsável pela execução dos serviços está na avenida Francisco de Paula Leite. No total, serão instaladas 3.211 lâmpadas LED de 84 a 190 watts de potência. No final de 2019 a Prefeitura concluiu a substituição de mais de 4 mil lâmpadas comuns pelo modelo LED.

No pacote iniciado em fevereiro também serão beneficiados os jardins Nova Indaiá, Kioto II, Juscelino Kubitschek, Vila Pires da Cunha e Parque das Nações, além da Alameda Filtros Mann.

Sozinho o Jardim Morada do Sol receberá 1.563 lâmpadas e passará a contar com 100% de suas ruas iluminadas por LED. Em dezembro de 2019 o bairro já havia recebido 616 luminárias novas distribuídas por 11 ruas que foram escolhidas com base nos pontos de maior movimento e também vias utilizadas pelo transporte coletivo urbano.

O Jardim Califórnia e a avenida Francisco de Paula Leite são outros dois pontos da cidade que receberão um volume maior de luminárias. No Jardim Califórnia serão 406 lâmpadas e na Paula Leite, 400.

Conforme dados do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), a lâmpada LED é mais econômica porque sua eficiência luminosa é maior do que as outras lâmpadas. Isso significa que gasta menos energia para gerar a mesma iluminação. As LED podem durar pelo menos 25 vezes mais do que as lâmpadas incandescentes e quatro vezes mais do que as fluorescentes compactas, dependendo do modelo.

Fotos: Eliandro Figueira  RIC/PMI