Cidades

Prefeitura e Bayern fecham parceria contra gravidez na adolescência em Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba oficializou nesta quarta-feira (14) um acordo de cooperação com a Bayer S. A. para a implantação de um projeto que visa reduzir a gravidez não planejada, especialmente na adolescência (jovens até 19 anos). A ação incluirá a capacitação de médicos da rede pública municipal que atua na área de planejamento familiar, capacitação de multiplicadores, como, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos e agentes comunitários de saúde; orientação à população e apoio a estudo envolvendo os impactos da gravidez na adolescência nas áreas social, educacional e de saúde.

Em coletiva de imprensa realizada nesta manhã, o médico ginecologista e vice-prefeito, Dr. Túlio José Tomass do Couto, explicou que o município contará com a expertise científica da Bayer, uma empresa mundial, que tem uma linha de planejamento familiar importante.

“A gravidez na adolescência têm mais complicações para a mãe e para o bebê e, por isso, exige muito mais cuidados. Além disso, existem as questões sociais que esta gestação acarreta, como como o impacto desta criança nessas família que não estavam preparadas para recebê-la, a evasão escolar das mães e os aspectos econômicos envolvidos no nascimento. Temos uma preocupação social com essas jovens, pois ainda estão iniciando sua vida na sociedade e têm muitos anos pela frente”, explicou.

20180314_094649_Burst12

Dr. Túlio afirmou ainda que os trabalhos envolverão outras secretarias da administração municipal. “Será uma ação conjunta que envolverá, além da secretaria de saúde, as pastas da educação e família e bem estar social para ampliarmos as orientações e conscientização sobre métodos contraceptivos para evitar a gravidez não planejada e, claro, também as doenças sexualmente transmissíveis. Tenho certeza que esta parceria inovadora irá gerar resultados muito positivos em Indaiatuba no prazo de 2 a 5 anos”, ressaltou.

O representante da Bayer, Leonardo Mousinho, parabenizou a prefeitura pelo pioneirismo e seriedade em buscar parceiros para trabalhar com uma questão que representa um problema social em todo o mundo. “É uma iniciativa muito importante por parte do poder público buscar ajuda para atuar junto a esta parcela específica da população. Uma vez que no Brasil cerca de 77% da população depende da saúde pública e que a Bayer tem compromisso com a ciência visando uma vida melhor, precisamos cada vez mais atuar em parceria com os municípios para trazer nosso expertise para o benefício da população como um todo. É um trabalho de responsabilidade social extremamente importante para a companhia”, informou.

Leonardo citou ainda um projeto semelhante realizado nos Estados Unidos que apresentou um resultado muito positivo. “O trabalho de aconselhamento contraceptivo estruturado e de educação geral da população, ocasionou na redução de 75 a 77% os casos de gravidez na adolescência. Com nosso trabalho que está sendo iniciado hoje em Indaiatuba, temos a intenção de alcançar índices aproximados. Confio plenamente na seriedade da administração de Indaiatuba para fazer que nosso projeto seja um sucesso”, exclamou.

Além dos treinamentos para os médicos, multiplicadores e trabalho de educação junto à população sobre métodos contraceptivos e planejamento familiar, a empresa fornecerá ao município 20 unidades de Dispositivo Intra Uterino com liberação de hormônio (DIU Mirena®) para pacientes que optarem por este método para evitar a gravidez.

20180314_094727

Banco Mundial

Segundo a coordenadora técnica do projeto, Adriana Alves, pertencente à Secretaria Municipal de Governo, o Banco Mundial vai incluir este projeto em uma nova publicação que abordará a temática da gravidez na adolescência em todo o mundo.

“A instituição tomou conhecimento deste projeto que estamos desenvolvendo para aplicação em Indaiatuba e o que chamou a atenção é que avaliando Ministérios da Saúde em vários países, observaram que as estratégias e políticas de prevenção de gravidez na adolescência partem sempre da esfera federal. Casos como o que estamos oficializando aqui hoje, no qual o município toma uma iniciativa para buscar uma solução são raros”. E concluiu: “O Banco Mundial vai dar o apoio e acompanhar os resultados, pois buscam identificar trabalhos em nível municipal que possam ser replicados em outras cidades e regiões”, explicou.

Também participaram da coletiva de imprensa o Dr. José Pedroso Neto, médico ginecologista da Secretaria de Saúde, o procurador municipal, Luiz Fernando Cardeal Sigrist, os representantes da Bayer Dércio Augusto, Emerson Silva, Fernando Scandiozzi, Vanessa Abe e Tassia Ginciene, e o vereador Massao Kanesaki (DEM).

foto: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia