CidadesIndaiatuba

Prefeitura confirma mais um caso de sarampo e Indaiatuba chega a 15 em 2019

Indaiatuba (SP) chegou a 15 casos de sarampo no ano. Nesta sexta-feira (22) o Informativo Epidemiológico da Prefeitura traz a confirmação de mais um caso. Este foi registrado em uma criança de 8 meses, residente no bairro Jardim Morada do Sol, com uma dose de vacina Tríplice Viral. Os sintomas surgiram em setembro, a criança já está curada e passa bem.

Até o momento foram registradas 81 notificações para sarampo, sendo: 14 positivos (13 autóctones e 1 importado residente); 38 em análise e 29 casos descartados. A vacina Tríplice Viral é ofertada gratuitamente no SUS. Devem tomar de 6 meses a 29 anos, duas doses e de 30 a 59 anos apenas uma dose da vacina comprovada em carteira de vacinação.

Os novos casos são de seis crianças e um adulto. Os bairros são: Morada do Sol; Jardim Esplanada; Residencial Sabiás; Recreio Campestre Internacional de Viracopos; Parque Campo Bonito; Jardim do Sol e Santa Cruz. O Departamento de Vigilância Epidemiológica orienta os adultos que não possuem dose comprovada da vacina Tríplice Viral que procurem uma Unidade de Saúde para tomar a vacina.

COBERTURA VACINAL

A Secretaria de Saúde enfatiza a importância de manter a caderneta de vacina atualizada, o Ministério da Saúde estabelece a meta de 95% da cobertura vacinal da Tríplice viral. Em 2019 até a data atual, Indaiatuba atingiu mais 100% da vacinação em crianças de 1 ano. A falta de vacinação é a principal causa do retorno dos casos de sarampo, por isso a vacina é imprescindível para manter a saúde pública em dia.

foto: arquivo/divulgação