Prefeitura dá andamento à reconstrução de travessias e manutenção do Parque do Buru

Secretaria de Obras trabalha na reconstrução da travessia do meio que foi danificada pela erosão
A Prefeitura de Indaiatuba dá andamento aos trabalhos de reconstrução de travessias danificadas por chuvas fortes no Parque Ecológico do Buru. A Secretaria de Obras e Vias Públicas iniciou os trabalhos no final de junho, e nesta semana a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente também entrará com a equipe de manutenção para completar os trabalhos de revitalização do Parque. A previsão é de que os trabalhos estejam concluídos em setembro.
As fortes chuvas que atingiram a cidade no final de 2024 e início de 2025 provocaram erosão nas bases de três travessias do Parque do Buru, e em alguns trechos da encosta dos lagos. Na primeira travessia a Secretaria de Obras já concluiu os reparos necessários no início de março. “Fizemos essa primeira etapa de obras entre fevereiro e março, no barramento próximo ao estacionamento, e depois deslocar a nossa equipe para a região norte da cidade, onde outras duas pontes que interligam bairros também foram danificadas pelas chuvas. As pontes do Berdu e do Mirim recebem um volume de veículos grande, por isso a necessidade de priorizarmos essas obras. Mas agora vamos conseguir atender a população que utiliza o Parque do Buru e vamos ficar aqui até concluir os serviços”, explicou o secretário de Obras, Robenilton Dothe Oliveira Lima.
No barramento do meio, onde os trabalhos estão concentrados, a equipe trabalha na base da travessia que agora seguirá um modelo construtivo bem mais resistente à erosão, utilizando aduelas de concreto. O secretário de Obras calcula que serão necessários uns 30 dias trabalho para finalizar a travessia. Na sequência, a equipe iniciará os reparos no terceiro barramento. A Secretaria de Obras também fará os reparos da pista de caminhada e ciclovia, nos trechos que sofreram erosão.
Na quinta-feira (3/7) a Secretaria de Serviços Urbanos iniciará a recomposição dos taludes, os reparos no calçamento danificado, o plantio de grama em alguns trechos e a limpeza geral do Parque. Essa parte da obra deve ter duração de 20 dias.
Com informações: Assessoria-PMI