campinasCidades

Prefeitura de Campinas contraria Estado e libera concessionárias e outros comércios

A Prefeitura de Campinas (SP) publicou nesta terça-feira (12) o decreto que ampliou os serviços que podem funcionar durante a quarentena para conter o avanço do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Parte das flexibilizações foi anunciada na segunda pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), mesmo dia que o Ministério Público cobra justificativas da prefeitura.

De acordo com texto, comércios de material de construção, concessionárias de veículos, lava-rápido, estabelecimentos de assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e outras lojas poderão funcionar com atendimento ao público. Na regra antiga, os comércios de materiais de construção podiam funcionar apenas com entregas. Já as concessionárias não podiam abrir.

Houve, também, a liberação para todo o comércio funcionar com delivery e drive-thru, salvo exceções como cinemas, teatros e casas de eventos. Apesar da decisão, a prefeitura defende que o decreto tem como preceitos a garantia do isolamento social e evitar a aglomeração. O prefeito admitiu, no entanto, que as medidas podem causar “deslocamentos”.

O governo estadual informou que o decreto estadual proíbe a abertura de concessionárias de veículos, mas que cabe ao MP o questionamento das decisões municipais.

foto: divulgação