Indaiatubasaúde

Prefeitura de Indaiatuba oferece formação técnica em universidade federal para Agentes Comunitários de Saúde

Ministério da Saúde oferece e Prefeitura aceita capacitar a distância profissionais da saúde na Federal do Rio Grande do Sul

 

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou duas reuniões na última sexta-feira (25) no Museu da Água para os profissionais da pasta. O Ministério da Saúde ofereceu e a Prefeitura aceitou capacitar gratuitamente os seus Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias. A formação completa será on-line e garantirá ao profissional o título de técnico, certificado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O objetivo do curso técnico é fortalecer a Atenção Primária à Saúde em seus atributos essenciais, como acesso, longitudinalidade (acompanhamento do paciente ao longo do tempo por profissionais da equipe de atenção primária em saúde, considerada característica central deste nível assistencial), coordenação do cuidado e integralidade, e em seus atributos derivados, como orientação familiar e comunitária e competência cultural. Outro objetivo é o fortalecimento da Vigilância em Saúde, aperfeiçoando as ações de combate às endemias visando a promoção da saúde. Com a formação técnica os agentes entrarão em conformidade com as novas necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária da pasta em Indaiatuba, Graziela Garcia, comemorou essa oportunidade para os profissionais de saúde. “Nós estamos sempre em evolução, trabalhando para cada vez mais, melhorar nosso serviço para a comunidade. Essa oportunidade que o Ministério da Saúde ofereceu e nós aceitamos, será de extrema importância para ampliar ainda mais o conhecimento técnico da nossa equipe. Estou muito feliz que todos os nossos profissionais se interessaram nesta formação técnica”, comentou Graziela.

O curso será oferecido pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) na modalidade a distância e contará também com atividades práticas presenciais. A carga horária será de 1.275 horas, com duração mínima de 10 meses. A carga horária semanal foi planejada de forma a viabilizar o exercício das atividades previstas nas aulas teórico-práticas realizadas em serviço, durante a jornada de trabalho do aluno, sem prejuízo do atendimento à população.

As inscrições para os Agentes Comunitários e os de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde, se estendem até 18 de abril, e os interessados devem procurar a coordenação da Atenção Básica no Paço Municipal.

Com informações: Prefeitura de Indaiatuba 

Foto: Eliandro Figueira