Prefeitura de Indaiatuba realiza projeto com uso de inteligência artificial para detecção de câncer de pele

Atendimentos gratuitos acontecerão de 3 a 5 de setembro no Espaço Bem Viver
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Grupo SOnHe, promove de 3 a 5 de setembro um projeto que utiliza inteligência artificial (IA) para auxiliar na identificação precoce de lesões suspeitas de câncer de pele. A ação acontece no Espaço Bem Viver e é voltada a 120 alunos dos projetos esportivos, previamente selecionados pelos professores da Secretaria de Esportes, que receberam uma capacitação em abril.
Nesta fase a pinta será fotografada por enfermeiras do projeto e enviada para um sistema de inteligência artificial, que emite um laudo preliminar. Os médicos responsáveis pelo programa farão a conclusão para enviar um relatório para a Secretaria de Saúde, e os que estiverem alterados receberão o acompanhamento necessário. “Indaiatuba tem se destacado pela busca de soluções inovadoras para a saúde da população. Essa parceria é mais um passo importante para oferecer diagnóstico precoce e os encaminhamentos necessários aos nossos pacientes”, salienta a secretária de Saúde de Indaiatuba, Drª Heloísa Salatino.
Dados de alerta
O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o fim de 2025 devem ser registrados 704 mil novos casos de câncer no país, sendo cerca de 220 mil apenas de pele. A principal causa é a exposição solar excessiva. Embora muitos casos sejam tratados de forma simples, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações e aumentar as chances de cura.
Dicas de Proteção
Utilize chapéus, camisetas, óculos e protetores solares. Cubra áreas expostas ao sol com roupas apropriadas, como camisas de manga longa e calças. Protetores solares devem ser utilizados diariamente, especialmente aqueles contra radiação UVA e UVB com fator de proteção 30, no mínimo. Se estiver ao ar livre, reaplique após duas horas, caso contrário, uma vez pela manhã e a outra antes do início da tarde.
Com informações: Assessoria-PMI
Foto: Gabriel Beccari – Secom / PMI