A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Saúde e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), realizou investimentos para melhorias dos dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat.
Os leitos foram reformados para trazer mais comodidade e melhor acompanhamento da equipe médica no local para com os pacientes. As salas fechadas deram espaço às salas de vidro, além das melhorias estruturais e nos leitos de pressão negativa. Os investimentos somam o valor de R$ 136.391,67 (cento e trinta e seis mil, trezentos e noventa e um e sessenta e sete centavos).
Agora, cinco dos dez leitos de isolamento da UTI em Salto contam com pressão negativa. Essa é uma condição inédita para a cidade e também pouco frequente em outros hospitais da região.
Na prática, a melhoria promove a troca constante (por meio de exaustores) do ar contaminado presente dentro desses leitos, com adequada filtragem do ar (através de filtros especiais denominados HEPA) antes da eliminação no ambiente. Essa troca constante do ar – especialmente no contexto da pandemia COVID-19 – protege pacientes não infectados bem como a equipe multiprofissional do contágio por doenças infectocontagiosas que se dissipam pelo ar.
foto: Prefeitura de Salto