CidadesSaltosaúde

Prefeitura de Salto decreta situação de emergência e anuncia centro de atendimento à dengue

Com mais de 300 casos de dengue, a Prefeitura de Salto (SP) decretou situação de emergência em saúde pública nesta sexta-feira (15). A cidade vai oferecer, a partir de segunda-feira (18), um centro de atendimento à doence que funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

“Com o Decreto, a Prefeitura terá condições de dar respostas imediatas para evitar o agravamento da situação, permitindo, assim, o uso emergencial de recursos públicos e reforçando a atuação de seus agentes de Saúde no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e outras arboviroses, como como a Chikungunya e a Zika”, explicou a prefeitura, por meio das redes sociais.

O centro funcionará ao lado da porta do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Estadual, localizado na rua Europa, número 1575, no Jardim Celani.

Segundo a prefeitura, a unidade atenderá casos suspeitos e confirmados de dengues separadas por dois grupos:

 

  • Grupo A: dengue sem sinais de alarme, sem condição especial, sem risco social e sem comorbidades;
  • Grupo B: dengue sem sinais de alarme, com condição especial, ou com risco social e com comorbidades.

 

“Com o aumento considerável de casos suspeitos e confirmados de dengue em todo município e a necessidade do manejo adequado com o objetivo de evitar complicações, houve a necessidade de implantação do Centro de Atendimento à Dengue”, explicou a administração municipal.

O local terá uma equipe composta por profissionais da enfermagem, medicina e administrativo e desempenhará as mesmas funções que são desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com acolhimento, manejo, notificação, coleta de exames e encaminhamento para acompanhamento na rede.

A prefeitura reforçou que o centro não substituirá as UBSs. Os pacientes poderão buscar acompanhamento na unidade de referência.

 

Cidade vizinha do ‘foco’

 

Salto é cidade vizinha de Itu, que tem o maior número de casos de dengue na região de Sorocaba (SP). Até esta sexta-feira, o município havia confirmado 3.715 casos da doença. Uma morte está em investigação.

A prefeitura de Itu também decretou situação de emergência de saúde contra a dengue. Durante o período, os órgãos públicos de saúde adotarão esquemas especiais para combater a dengue. Também serão contratados funcionários extras na área da saúde, além da ampliação do sistema público, para oferecer maior suporte para os infectados.

O que é a dengue?

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Veja quais são os principais sintomas:

  • Febre;
  • Dor no corpo e articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

Com informações: g1 Sorocaba e Jundiaí 

Foto: Reprodução/TV TEM