A Prefeitura de Salto, através da Secretaria da Defesa Social e coordenadoria da Defesa Civil, alerta os munícipes sobre os perigos das queimadas que acontecem com frequência neste período de estiagem, principalmente em época de Covid-19.
Os problemas respiratórios, por si só, já pioram no período de muitos focos de incêndio, mas em meio ao avanço da Covid-19, é preciso alertar que a situação pode ficar ainda mais delicada, por isso se faz necessário reforçar o alerta para as pessoas que ainda tem como prática atear fogo em plantações e lixo.
O coordenador do departamento, Orlando Neri, reforça o alerta sobre a prática ilegal de atear fogo em terrenos. “Estamos em meio a uma pandemia, onde a queimada que é ato criminoso, pode vir agravar a situação de idosos e também daqueles que tem problemas respiratórios e crianças. Outro risco é atear fogo próximo a residência, colocando assim, a vida dos moradores em risco”, conclui Orlando.
A Defesa Civil está realizando o monitoramento das áreas da cidade mais suscetíveis às queimadas. No município de Salto, as queimadas são proibidas de acordo com a Lei Municipal nº 3480/2015, que prevê advertência e multa aos infratores. Para denunciar, a população deve entrar em contato pelos telefones: 199, 153, 193. A Defesa Civil notifica a Secretaria de Meio Ambiente sobre as ocorrências de incêndio para que as medidas legais possam ser tomadas.
foto: Prefeitura de Salto