Prefeitura diz que fez projeto da Ário porque nenhuma empresa se interessou; veja projeção
HUGO ANTONELI JUNIOR
Nenhuma empresa se interessou em fazer o projeto de revitalização da avenida Ário Barnabé, no Jardim Morada do Sol, em Indaiatuba (SP). A confecção deste projeto custaria R$ 431 mil, segundo publicação do extinto jornal Tribuna de Indaiá em maio do ano passado. Por isso, segundo informou a Prefeitura, a própria administração resolveu fazer o projeto. As obras, anunciadas no início do mês, começam nas próximas semanas com o prazo de doze meses e o custo de R$ 5,6 milhões, segundo informou a própria Prefeitura.
Em nota, a assessoria de imprensa informou que “já foi emitida a ordem de serviços e a obra deve ser iniciada nos próximos dias. Durante a reunião de apresentação do projeto a maioria dos comerciantes aprovou as mudanças e alguns não, o que é normal nesse tipo de obra”. Atualmente, segundo a Prefeitura – com exceção das vagas nos recuos – são 80 em toda a avenida e o projeto trará 200.
Projeto
Além da criação de bolsões de estacionamento que possibilitarão a entrada e saída de veículos, e área de passeio para pedestres no canteiro central, o projeto de requalificação da avenida inclui adequação da faixa para veículos e seu alargamento em uma extensão aproximada de 2,1 km.
Todo o calçamento no acesso aos imóveis também será refeito e padronizado com piso intertravado e instalação de pisos táticos nas calçadas, seguindo as normas de acessibilidade. As ciclovias sairão do canteiro central e serão substituídas por ciclofaixas nas laterais da via, onde não será permitido o estacionamento de veículos.
A Ário Barnabé terá travessias elevadas para pedestres e 10 baias de ônibus com recuo. O projeto também inclui uma revitalização da rede de distribuição de energia para resolver o problema de poluição visual e melhorar a iluminação, com a substituição de 74 postos de iluminação e a instalação de lâmpadas LED.
fotos: reprodução/PMI