CidadesIndaiatuba

Prefeitura e serviços públicos entram em recesso na sexta, 20

A Prefeitura de Indaiatuba, autarquias e fundações entrarão em recesso a partir das 12h desta sexta-feira (20), retomando as atividades normais no dia 02 de janeiro de 2020 (quinta-feira), conforme Decreto Municipal nº 13.476 de 2018. Os serviços essenciais, como unidades de pronto atendimento de saúde, patrulhamentos da guarda municipal e coleta de lixo serão mantidos em sistema de plantão.

A Secretaria Municipal de Saúde manterá em funcionamento a UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Morada do Sol, reforçado pelo Pronto Atendimento do Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo). O plantão odontológico, que também é realizado na UPA-24h, será mantido dos dias 21 a 23 de dezembro e 26 a 30 de dezembro das 7h às 16h. No dia 24 de dezembro, véspera de natal, o plantão será das 7h às 12h. Nos dias 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro de 2020 não haverá plantão de odontologia. Pela primeira vez a farmácia do Jardim Morada do Sol ficará aberta durante o recesso nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro das 8h às 17h.

Na Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente serão mantidos os serviços em sistema de plantão. A coleta de lixo será suspensa apenas nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro de 2020. Nas vésperas de natal e ano novo (24 e 31 de dezembro) a coleta será iniciada mais cedo, a diurna às 6h30 e a noturna às 16h. Por não haver coleta de lixo nos feriados, a coleta também será iniciada mais cedo nos dias 27 de dezembro e 03 de janeiro, nos mesmos horários citados acima.

A Secretaria de Obras e Vias Públicas encerra o expediente na sexta-feira (21) e só retoma no dia 02 de janeiro, mas as equipes de elétrica e trânsito continuam trabalhando. As equipes de asfalto e obras trabalharão em sistema de plantão. O Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses estará fechado apenas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Nos dias 21 e 22 as Estações da Guarda Civil e da Prefeitura do Projeto Ecobike funcionarão das 8h às 18h. No dia 23 e dos dias 26 a 30 de dezembro o horário de funcionamento das mesmas estações será das 08h às 17h. O Ponto Verde – Feira da Agricultura Familiar estará fechado apenas nas quartas-feiras, dias 25 de dezembro e 01 de janeiro. Aos sábados e domingos o atendimento será normal (aos sábado, das 8h às 14h; e aos domingos, das 8h às 12h).

O expediente no Poupatempo de Indaiatuba também sofrerá mudanças durante as festas de fim de ano. A unidade estará fechada entre os dias 23 e 25 de dezembro e nos dias 30 e 31 de dezembro e 01 de janeiro. O atendimento será retomado dia 02 de janeiro.

As equipes de plantão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) farão o atendimento emergencial da população pelo telefone 0800-7722195. Os serviços operacionais da Guarda Civil, ligada à Secretaria de Segurança Pública, manterão o plantão normal. O telefone da Guarda para emergência é 153, da Polícia Militar é 190, do Corpo de Bombeiros, 193 e da Central de Ambulâncias 192.

Bancos

Com a proximidade das festas de final de ano, a FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos esclarece o funcionamento dos bancos no período. No dia 24/12 (terça-feira), as agências bancárias abrem para atendimento ao público em horário especial, das 9 às 11h.

O último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, será 30 de dezembro. Já no dia 31 (terça-feira), as instituições financeiras não abrem para atendimento.

É importante lembrar que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não funcionarão nos dias de Natal (25/12) e Confraternização Universal (01/01).

A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone e etc) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

LAZER

O Parque do Mirim, construído no entorno da barragem do Rio Capivari Mirim, manterá o funcionamento nos dias 24 e 31 de dezembro até às 12h e ficará fechado apenas nos dias de natal e ano novo. Já o Museu da Água estará fechado entre os dias 23 e 25 de dezembro e 30 de dezembro a 01 de janeiro.

O Parque da Criança ficará totalmente fechado, incluindo as partes secas nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro o Parque abre, mas a parte molhada estará em manutenção. Nos demais dias funcionará normalmente.

A Fundação Pró-Memória, incluindo o Museu do Casarão Cultural Pau Preto, o Bosque e a Casa da Memória, acompanha o calendário da Prefeitura, com o encerramento das atividades no dia 20 de dezembro, às 12h, e o retorno no dia 02 de janeiro de 2019. O Bosque do Saber, ligado à Secretaria de Educação, estará aberto para visitação 21 e 22 de dezembro, das 9h às 16h30. Após esse período o Bosque será fechado, reabrindo para visitação no dia 11 de janeiro.

Foto: arquivo/Comando Notícia