Prefeitura faz cadastramento do Projeto Bairro Verde neste sábado (18/1) no Jardim Renata
Bairro será o primeiro a receber o plantio de árvores em 2025
O ano mal começou e as equipes de plantio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente já estão prontas para mais uma edição do Projeto Bairro Verde. O bairro escolhido para receber o primeiro plantio do ano foi o Jardim Renata. Neste sábado (18/1), a partir das 9h, as equipes da Secretaria estarão percorrendo as ruas do bairro para cadastrar as famílias interessadas em ter uma árvore plantada na calçada de seu imóvel. A proposta do projeto é buscar a participação da população no trabalho de reforço da arborização urbana do município.
A concentração das equipes será na Rua das Camélias, entre o número 457 e 549. No local, a equipe do Projeto Click Árvore montará uma tenda para a doação de mudas às pessoas que estiverem em trânsito. As equipes dos projetos Biodiesel Urbano e Operação Cata Bagulho também estarão no local fazendo orientações aos munícipes.
Os trabalhos do Bairro Verde são divididos em duas etapas, sendo a primeira o cadastramento dos moradores, que é feito de porta em porta. A segunda etapa é o plantio nos locais que foram definidos durante o cadastramento. Os dois trabalhos são realizados em datas diferentes, sempre aos sábados, quando a maioria dos moradores estão em casa e podem participar.
O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme Magnusson, explicou que a escolha dos bairros leva em conta o quanto o local é arborizado. “Sempre priorizamos aquelas regiões onde sabemos que podemos investir um pouco mais na arborização das calçadas, mas a ideia é atender todos os bairros. Durante o cadastramento, nossa equipe tem o cuidado de orientar as famílias sobre as vantagens de ter uma árvore adequada nas calçadas de áreas urbanas”, avisou.
A Secretaria oferece espécies variadas de árvores adequadas ao plantio em calçadas, respeitando principalmente as dimensões do espaço e a rede elétrica, o que evita problemas futuros. O morador que aprova a iniciativa tem a liberdade de escolher qual das espécies ele quer plantar no seu imóvel.
São oferecidas mudas de resedá, aroeira salsa, flamboyant-mirim, cássia imperial, escova-de-garrafa, manacá-da-serra, oiti, quaresmeira, pata-de-vaca e ipês, entre outras.
O projeto foi lançado em 2021 e até o final de 2024 a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente já passou por 23 bairros, resultando no plantio de 1.358 mudas de árvores.
Com informações: Assessoria-PMI
Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI