CidadesCulturaIndaiatuba

Prefeitura inicia obra no antigo Ginásio de Esportes para abrigar Teatro Municipal

DCIM638MEDIADJI_0165.JPG

Com projeto moderno e completo, novo Teatro terá capacidade para receber 1.171 pessoas

As obras para a construção do novo Teatro Municipal já foram iniciadas. A Prefeitura irá reformar e adaptar o prédio do antigo Ginásio Municipal de Esportes para abrigar um moderno Teatro, projetado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia. O investimento na obra será de R$ 43,9 milhões e a previsão de conclusão é junho de 2025.
O prédio tem área total de 4.619,21m². O acesso principal terá uma área coberta e área de foyer para os espectadores aguardarem o início de uma apresentação. A área de palco terá 322,08m² e espaço para plateia com capacidade para 1.171 pessoas em 1.173,44m². Serão três cabines de tradução, salas de som e luz e área de bomboniere.

O primeiro piso ainda contará com um espaço para integração de atores com público; banheiros; lanchonete com capacidade de atendimentos para 72 pessoas; bar com capacidade para 223 pessoas; rampa acessível para acesso ao teatro; bilheterias e área de acesso da plateia; salas de administração, chapelaria e guarda volumes; sala para souvenir e terraço jardim, entre outras dependências.

No mezanino funcionará uma recepção; área de café e estar para o elenco; camarins; sala de coordenação do teatro; área de circulação e corredor técnico; provadores e sala de costura e preparação de figurinos; casa de máquinas equipada com ar condicionado; dependências para instalação da Secretaria da Cultura; refeitório e outras dependências técnicas.

O subsolo contará com área coberta, acesso à Secretaria da Cultura; rampa externa descoberta; banheiros; vestiários para funcionários; almoxarifado; porão/palco; fosso da orquestra; depósitos de equipamentos cênicos; área de foyer e bomboniere; salas multiuso, sendo algumas com capacidade para 120 pessoas; sala de ensaio e salas de oficina (serralheria e marcenaria).

O novo teatro terá vagas 285 vagas comuns para estacionamento de carros e motos e mais 17 vagas para idosos e dez para pessoas com deficiência (PcD).

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI