CidadesIndaiatuba

Prefeitura lança campanha para orientar a população sobre uso de ecopontos em Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba inicia uma campanha para orientar a população sobre o descarte correto do lixo e evitar o acúmulo de materiais no entorno dos pontos de coleta de recicláveis. O objetivo é informar sobre os serviços específicos que o município oferece para que a população possa depositar recicláveis, móveis velhos e até entulhos gerados de pequenas reformas. Além de 37 Ecopontos distribuídos nos bairros, a Prefeitura também disponibiliza um Ecoponto de Inertes no bairro João Pioli e o serviço da Operação Cata Bagulho que percorre toda a cidade.

As ações incluem mensagens em outdoors distribuídos em pontos estratégicos da cidade, mensagens nas redes sociais da Prefeitura e veículos de imprensa e orientação com agentes ambientais diretamente nos Ecopontos.

A Corpus Saneamento e Obras, que tem a concessão do serviço de coleta de lixo no município, está colaborando com as ações e tem disponibilizado agentes ambientais para fazer ronda nos Ecopontos onde são registrados mais problemas com descarte irregular. Os agentes orientam a população sobre a utilização correta do modelo subterrâneo e também sobre os materiais que podem ser descartados no local.

No Jardim Europa e na Viber o problema de lixo no entorno tem sido constante, mas os agentes ambientais também estão trabalhando na Vila Mercedes, Ário Barnabé e Parque Ecológico.

Ecopontos

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente orienta que nos Ecopontos, sejam subterrâneos ou de alvenaria, é permitido apenas o descarte de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas. O ideal é que o vidro quebrado seja colocado em uma embalagem de papelão para não se misturar com os outros materiais e evitar acidentes na triagem.

O modelo subterrâneo começou a ser utilizado em Indaiatuba em 2018 e desde então 25 pontos do município já foram atendidos com a novidade. O sistema inibe invasões e vandalismo e sua implantação no município veio justamente com a proposta de tornar o entorno mais limpo.

Cata Bagulho

As pessoas que precisam descartar móveis e objetos velhos, madeiras e restos de podas de árvores de calçadas podem utilizar a Operação Cata Bagulho. O cronograma da coleta pode ser conferido no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br . É importante que os interessados confiram as datas da Operação, pois os materiais só deverão ser colocados na calçada no dia anterior à data marcada pela Secretaria.

Caso haja necessidade da retirada de materiais fora das datas disponibilizadas na programação, o contribuinte pode fazer o agendamento na Secretaria, por meio do telefone (19) 3825-5410. A coleta é realizada duas vezes por semana, sempre às segundas e quintas-feiras, exceto em feriados, com início dos trabalhos às 7h.

Inertes

No Ecoponto de Inertes a população pode levar, além de todos os materiais permitidos nos Ecopontos comuns e no Cata Bagulho, os entulhos gerados por pequenas obras de reforma, lixo eletrônico, pilhas e baterias.

O espaço foi criado principalmente para inibir descartes irregulares de entulhos de construção em terrenos e áreas verdes da cidade, que prejudicam a limpeza urbana, o meio ambiente e até a saúde pública.

Semanalmente, são depositados no local mais de 60 toneladas de entulho de construção civil; cinco toneladas de madeira; quatro caçambas de galhos de árvores resultantes de podas; duas toneladas de vidros; uma tonelada de recicláveis em geral, além de 15 a 20 peças de equipamentos eletrônicos.

O endereço do Ecoponto de Inertes é avenida Artes e Ofícios, no Jardim João Pioli. O serviço funciona todos os dias, das 7h às 19h, incluindo os finais de semana.

Fotos: arquivo-RIC/PMI