Cidades

Prefeitura promove campanha para testar HIV e outras doenças

Por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado dia 1º de dezembro, a Prefeitura de Indaiatuba realiza até a próxima sexta-feira (1°) a Campanha Fique Sabendo, que visa estimular a realização de testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C.

O objetivo da campanha este ano é atender a população mais vulnerável, como jovens entre 13 e 25 anos de idade, população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênero), profissionais do sexo e pessoas que nunca realizaram testagem.

Durante a realização da campanha os testes rápidos para a detecção das quatro doenças poderão ser feitos em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e PSF (Programa de Saúde da Família) do município. Os resultados ficam prontos em até 30 minutos.

No dia 1º de dezembro (sexta-feira) uma equipe do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado e Centro Testagem e Aconselhamento DST/Aids) estará no shopping popular Ponto Azul fazendo testes rápidos e orientando os frequentadores das 10h às 15h.

Segundo a coordenadora do SAE/CTA, da Secretaria Municipal de Saúde, Pamela Cristina Tobaldini dos Santos, a ação também pretende ampliar o diagnóstico precoce das doenças. “Desta forma temos condições de iniciar o tratamento no tempo oportuno, evitando assim as complicações que essas enfermidades podem causar, além de também orientar a população sobre as formas mais seguras para a prevenção destes agravos para a população”, explicou.

Durante a Campanha Fique Sabendo realizada no ano passado foram efetuados 228 testes para HIV (5 positivos), 236 para sífilis (16 positivos), 71 para hepatite B e 72 para hepatite C (todos negativos). O SAE/CTA está localizado na Av. Visconde de Indaiatuba, 199, Vila Vitória (anexo ao Hospital Dia). Informações pelo telefone: 3825-6440.