A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde informa que não está em surto ativo de sarampo. O Ministério da Saúde emitiu na terça-feira (6) nova orientação afirmando que no informativo, Indaiatuba foi apontada erroneamente entre os municípios com o surto. De acordo com a Vigilância Epidemiológica há apenas dois casos confirmados de sarampo na cidade, sendo um autóctone e outro importado residente.
O erro aconteceu após três pacientes positivos de outras cidades informarem endereço de parentes em Indaiatuba como residência, no entanto as informações já foram corrigidas na DRS VII Campinas (Departamento Regional de Saúde) e Indaiatuba aguarda a correção oficial da lista de municípios por meio do Ministério da Saúde.
Sendo assim, a vacinação na cidade continua conforme a rotina e somente as crianças de 6 meses a menores de 1 ano que irão se locomover para áreas onde há o surto de fato, devem se vacinar. Para confirmar a necessidade da vacinação é necessário ir em uma Unidade de Saúde com a carteirinha de vacinação para avaliação do profissional de saúde.
Com o objetivo de evitar um surto a Secretaria de Saúde se antecipou e executou um plano de ação de intensificação de vacinação nas escolas da cidade e por isso começou na semana passada um trabalho de verificação de carteirinha de vacinação em todas as escolas de Indaiatuba com alunos de até 5 anos.
A ideia é manter em dia a vacina Tríplice Viral que protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, nesta ação a vacina foi dada in loco caso estivesse com alguma dose em falta. Até o momento já foram aplicadas mais de 1.500 doses em ações de boqueio e/ou intensificação.
foto: divulgação/arquivo