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Prefeitura ressalta em balanço a implantação das inovações digitais e pedagógicas na Educação Municipal

Ações fazem parte do planejamento focado no fortalecimento das práticas educativas de qualidade na escola pública

Em 2022 a Secretaria de Educação ressalta a implantação do programa de inovações digitais e pedagógicas, que incluiu a distribuição de tablets para alunos, substituição de notebook dos professores, treinamento do Google for Education, lousas digitais, educação maker, sistema Sesi e projetores interativos em todas as salas de aula. As inovações fazem parte de um planejamento focado no fortalecimento das práticas educativas de qualidade na escola pública, que tem como objetivo a promoção de oportunidades para alunos e professores.

O ano pedagógico foi planejado considerando os desafios que a pandemia trouxe tanto para as questões socioemocionais, quanto de aprendizagem. O retorno presencial contou com apoio intensivo do Niape (Núcleo Integrado de Apoio Pedagógico Especializado) para as demandas acionadas pelas unidades escolares. Na parte pedagógica, todas as crianças foram acompanhadas para análise das necessidades individuais para recuperação de aprendizagem destes alunos.

Com o investimento de R$ 23 milhões, entre obras finalizadas e em execução, foram criadas 2.084 novas vagas em unidades escolares municipais. A Creche “Antônio Frederico Ozanam” e a Emeb Prof. Áurea Moreira da Costa foram reformadas e ampliadas, já os serviços na Emeb Prof. Walda Maria Stocco Prandini têm previsão de conclusão para maio de 2023. Também estão em andamento ou em fase de licitação a construção de quatro novas unidades, são elas: Unidade Escolar Jardim Veneza, Creche do Centro, Creche Jardim Tucanos e Creche do Jardim Veneza. Em 2022 19 prédios da educação foram repintados.

Para o prefeito Nilson Gaspar (MDB) o fechamento de 2022 foi muito positivo e mostra que a educação municipal sempre busca a inovação para ampliar proporcionar o ensino de qualidade no município. “O retorno das aulas presenciais para as crianças foi muito importante. Foi um ano intenso, que exigiu esforços de toda equipe da educação, dos alunos e famílias para recuperar os tempos difíceis da pandemia. Para auxiliar nesta recuperação buscamos a inovação com o material do Sesi, Formações da Rede, treinamento Google for Education, Tablet, Caixa Maker, projetores e capacitação para nossos professores”, destacou.

O secretário de Educação, Heleno Luiz Junior, explica que todas estas inovações são muito importantes para construção de um sistema de ensino e aprendizagem com uma educação mais ampla e que beneficia o desenvolvimento de habilidades fundamentais para formação da criança. “Compreendemos que a concepção de ensino que envolve vários tipos de atividades contribui para a aprendizagem significativa dos estudantes”, informou.

A Secretaria de Educação adotou o Sistema Sesi de Ensino para a Rede Municipal, com o objetivo de avançar na qualidade educacional através de um sistema único de ensino, formação e acompanhamento em todas as unidades escolares. A implantação do novo sistema trouxe desafios, que estão sendo trabalhados e aperfeiçoados. O balanço da parte pedagógica é positivo, pois a ação foi importante e necessária para o avanço da qualidade de ensino na escola pública, a qual precisa garantir o direito de aprendizagem à todas crianças.

O tablet para os alunos foi uma ação planejada no contexto da pandemia e atualmente o recurso tecnológico é utilizado para ampliar o desenvolvimento das atividades pedagógicas. O mundo se renova constantemente e o sistema de ensino precisa acompanhar essas inovações.

Outra inovação foi a Caixa Maker, que chegou aos alunos após realização de formação dos coordenadores e professores com o objetivo de fortalecer a aprendizagem. A ação foi pensada e embasada de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), alinhado com os grandes temas que a secretaria de educação desenvolve junto ao sistema Sesi.

A professora orientadora pedagógica da Secretaria de Educação faz o balanço das ações implantadas na Rede. “Trabalhar com um novo material em toda Rede exigiu esforços de capacitação, de acompanhamento, de reflexões e até de alterações. Em relação a isso nós continuamos trabalhando e estaremos sempre atentos, com o olhar bem específico, principalmente com ações que visam a qualidade de ensino com igualdade e equidade. As diferentes propostas de atividades visam o desenvolvimento integral do aluno”, conclui Kelly Anísia.

Sobre a Educação
A Secretaria executa e supervisiona a política municipal de educação, pelos níveis do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental, regular e supletivo, e do Ensino Médio, acompanha o desenvolvimento do ensino no município em todos os níveis. Executa o programa de alimentação em todas as escolas públicas do município e naquelas com as quais a prefeitura mantém convênios e promove a erradicação do analfabetismo.

A Secretaria de Educação na Educação Básica, atualmente possui 81 Unidades Escolares com 26.556 matriculados na Rede Municipal, sendo 5.389 na Educação Infantil, 13.913 no Ensino Fundamental, 22 na Educação Especial Exclusiva, 27 na Educação de Jovens e Adultos, 6.847 na Creche e 358 no atendimento Educacional Especializado. A Rede Municipal também possui 1.332 docentes, 486 monitores e 123 ADE (Auxiliar de Desenvolvimento Educacional).

Contato com a Escola

As famílias devem manter um contato de WhatsApp ativo com a escola em que o filho está matriculado, pois todas as informações pertinentes à vida escolar do aluno serão passadas por este canal de comunicação. Dúvidas podem ser esclarecidas nas próprias unidades escolares, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou na Secretaria de Educação pelo telefone 3801-9191.

Formação Continuada

Foram ofertados 61 cursos para formação continuada, com o total de 2.150h30 horas, sendo 1.631h30 para docentes e 519 para não docentes

Ciaei

Neste ano o Ciaei recebeu serviço de manutenção preventiva e corretiva. Foi instalado ambiente seguro certificado para alta disponibilidade para sistemas críticos de TI;  sala segura modular com classificação CF120, de acordo com a norma ABNT NBR 10.636, com os componentes: documentação, sala segura modular com classificação cf120, duas salas técnicas para instalação de UPS e Telecom/rede, climatização de precisão, sistema de energia, UPS on-line, sistema de detecção precoce de incêndio, controle de incêndio, controle de acesso, circuito fechado de TV, cabeamento logico estruturado e supervisão remota. Também foi realizada compra de materiais e equipamentos para instalação de Sistemas Cenotécnicos na Sala Acrísio de Camargo. O valor total investido foi de R$ 8.239.868,23.

 

Ações Pedagógicas

Ler Faz Bem

O Projeto “Ler Faz Bem” da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba, promove o aprimoramento das linguagens oral e escrita e tem como principal objetivo, despertar o gosto e o hábito da leitura pelos alunos. Através desta prática a criança desenvolve o conhecimento de mundo, torna-se mais crítica e aprende de forma prazerosa os conhecimentos fundamentais que a escola precisa ensinar. O projeto, é composto por várias ações de incentivo à leitura e escrita, dentre elas, a produção de um livro artesanal ou digital pelos alunos com orientação do professor. Os trabalhos foram expostos na Feira Literária, que contou com a participação de toda comunidade escolar.

Feira de Ciências

A tradicional Feira de Ciências da Educação Municipal tem como objetivo desenvolver procedimentos de pesquisa, experimentações e aprofundamento de conhecimentos científicos entre os alunos. Em 2022 foi realizada no dia 11 de junho em todas as escolas. A exposição para toda comunidade escolar contou com a apresentação dos trabalhos pedagógicos com qualidade e empenho dos profissionais envolvidos e alunos.

Educa Água

O Educa Água promove a conscientização do uso racional da água, visando a diminuição do consumo nas escolas.  No ano de 2022 os profissionais das escolas acompanharam as medições do consumo de água em períodos diferentes com o objetivo de planejar ações que contribuíssem com a economia de água na própria escola. A execução deste projeto é realizada em parceria com o Saae na entrega dos uniformes escolares.

Museu da Água

No ano de 2022 as turmas dos 5º anos participaram da visita monitorada do Museu da água. Neste momento foi possível os alunos conhecerem as instalações e aprenderem um pouco mais a respeito de temas como cuidados com o uso da água, a história da distribuição de água no nosso município, passeio na trilha, conhecer uma nascente e participarem na sala interativa com mais conhecimentos a respeito da importância da água, para a manutenção da vida.

Bosque do Saber

No 1ºsemestre foi desenvolvido o Projeto Semeando com as turmas de pré-escola e no 2º semestre o Projeto Biodiversidade, com os 1ºs anos, tendo como objetivo a conscientização das crianças como parte integrante da natureza a ponto de se sentirem afetivamente ligadas a ela.

Educa Trânsito

 O conteúdo de Educação no trânsito é contemplado no Currículo Municipal de Indaiatuba, deste modo conta com aprofundamento em específicos níveis de modalidades ao longo da escolaridade dos alunos, e em atendimento a Base Nacional Comum Curricular e legislações relacionadas. O programa é desenvolvido em todas as faixas etárias como um tema transversal. Neste ano, 10 escolas da Rede Municipal receberam os livros para os alunos com a temática, em parceria com o Observatório Nacional de Trânsito.

Em conjunto com o Observatório Nacional de Trânsito a Rede Municipal participou da II Mostra Nacional de Educação para uma Mobilidade Consciente no Trânsito (Mobi-Educa), o qual tem como objetivo reunir produções sobre o tema trânsito, selecionando boas práticas educativas e divulgá-las para estimular outras escolas. Os alunos do 1º ao 5º da Emeb Profº Antonio Luiz Balaminutti conquistaram, na categoria desenho, o segundo e terceiro lugar.

Clubinho Honda

As escolas municipais de Indaiatuba desenvolvem o trabalho pela educação e segurança no trânsito, conforme prevê o Currículo Municipal de Indaiatuba e em parceria com a Empresa Honda a equipe do Clubinho Honda realizou um teatro a respeito da temática e distribuiu cartilhas aos alunos.

Educação Financeira

 O conteúdo de Educação Financeira também é contemplado no currículo municipal de Indaiatuba em atendimento a Base Nacional Comum Curricular e legislações relacionadas. O programa é desenvolvido no Ensino Fundamental Regular como um tema transversal. Neste ano, as escolas de ensino fundamental da Rede Municipal participaram de formações em HTPC in loco com professores multiplicadores. Esta ação está alinhada com a formação online que os professores representantes das unidades participaram com o Instituto Brasileiro Solidário. Nesta parceria cada unidade recebeu kits do Jogo Pic Nic, que contribui com ludicidade também na aprendizagem. Na escola Maria Benedicta Guimarães, a Professora Michele Trettel participou do Concurso de Fotografia – Educação Financeira 2022 e conquistou o 1º lugar na categoria Alunos na Escola.

Comissão de Educação para as Relações Étnico Raciais

 Cultura Indígena

 A comissão de Educação para as Relações Étnico Raciais desenvolveu um aprofundamento dos conhecimentos relacionados à cultura indígena, com o objetivo de promover a quebra de estereótipos generalizados dos povos originários do Brasil, fortalecendo a compreensão da diversidade existente na cultura indígena e suas etnias. Foi desenvolvido um material educativo e uma formação com os Professores Coordenadores Pedagógicos para trabalharem nas unidades escolares.

Africanidades

A comissão de Educação para as Relações Étnico Raciais desde 2013 desenvolve estudos, materiais pedagógicos e discussões a respeito da temática, oferecendo um estudo continuado com intuito de fortalecer o cumprimento da lei 10.639/2003 (atual 11.648/2008). Em outubro de 2021 foram atualizados os materiais elaborados pela comissão e as Equipes Gestoras receberam a orientação do desenvolvimento do trabalho com os estudantes na escola.

No Currículo Municipal constam as habilidades que envolvem os conhecimentos sobre a temática, nas atividades da caixa Maker do 4º bimestre também está sendo trabalhada e no dia 18 de novembro as propostas desenvolvidas em sala de aula foram expostas para a comunidade escolar.

Proerd

O Proerd é um programa que tem por objetivo a prevenção de substâncias psicoativas. É desenvolvido nos 5º anos. Cada aluno recebe uma cartilha que é explorada por profissionais treinados da Polícia Militar e Guarda Civil.

Projeto Vidart

O projeto de arte circense Vidart é realizado em escolas da Rede Municipal e ensina para estudantes do período integral e núcleo comum diversas modalidades circenses como: malabares, diabolôs, chapéu chinês, perna de pau, acrobacias de solo, acrobacias coletivas, monociclo, trapézio fixo, tecido acrobático, entre outros.

Foto: Arquivo – Eliandro Figueira