Prefeitura vai substituir mais de 2 mil luminárias por LED – Comando Notícia
CidadesIndaiatuba

Prefeitura vai substituir mais de 2 mil luminárias por LED

Até o final de novembro a Prefeitura de Indaiatuba deve concluir a substituição de 2.040 luminárias comuns pelo modelo LED. A Vila Brigadeiro Faria Lima (Cecap I, II e III), os jardins Tancredo Neves e Oliveira Camargo e o bairro Pau Preto terão 100% das ruas iluminadas por LED. O pacote ainda inclui as principais ruas do Jardim Morada do Sol, algumas ruas do Centro, do Jardim dos Colibris, ruas Soldado João Carlos de Oliveira Jr. e Comendador Nagib Ibrahim, e as avenidas Higienópolis, Nove de Dezembro e dos Artífices. São lâmpadas de 190, 138 e 84 watts de potência, dependendo da necessidade da via.

Os trabalhos foram iniciados na segunda semana de outubro e já foram concluídas a avenida Nove de Dezembro, a avenida Soldado João Carlos de Oliveira e a rua Comendador Antônio Nagib Ibrahim, além de parte da Cecap e do Tancredo Neves. O Jardim Morada do Sol receberá 616 das 2.040 novas lâmpadas que estão no pacote. Para a escolha das 11 ruas do bairro que receberão a iluminação LED foi levada em consideração os pontos de maior movimento e também as vias utilizadas pelo transporte coletivo urbano, como as ruas João Martini, Silvio Candelo, Serafim Gilberto Candelo e Zephiro Pucinelli.

Na Cecap serão substituídas 344 unidades; no Jardim Pau Preto, 296; no Oliveira Camargo, 196; e no Tancredo Neves, 116 lâmpadas.No Centro as ruas beneficiadas serão a Vinte e Quatro de Maio, no trecho entre a avenida Presidente Vargas e o Parque Ecológico; a Quinze de Novembro e a Candelária, que juntas totalizam 252 pontos de iluminação.

As avenidas Higienópolis e Nove de Dezembro e as ruas Soldado João Carlos de Oliveira e Nagib Ibrahim somam 316 lâmpadas. No Jardim dos Colibris são mais 79 pontos que receberão as lâmpadas do modelo LED.

Em 2018 a Administração Municipal iniciou a substituição gradativa das lâmpadas comuns por luminárias LED, atendendo todo o Parque Ecológico, além das principais praças e avenidas da cidade. As obras de revitalização da avenida Ário Barnabé e a duplicação da alameda Coronel Antônio Estanislau do Amaral já foram projetadas para receber esse novo modelo de iluminação, assim como a urbanização do final do Parque Ecológico, no Jardim Paulistano.

Conforme dados do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), a lâmpada LED é mais econômica porque sua eficiência luminosa é maior do que as outras lâmpadas. Isso significa que gasta menos energia para gerar a mesma iluminação. As LED podem durar pelo menos 25 vezes mais do que as lâmpadas incandescentes e quatro vezes mais do que as fluorescentes compactas, dependendo do modelo.

Outra vantagem em relação às demais tecnologias também está a não emissão da radiação ultravioleta e infravermelha, que faz com que a iluminação LED seja mais confortável para os olhos, e as lâmpadas também são mais difíceis de quebrar.

Foto: Eliandro Figueira  RIC/PMI