HUGO ANTONELI JUNIOR
INDAIATUBA – A entrega das carteiras profissionais dos formandos do curso de medicina veterinária e a aula inaugural para os estudantes foi realizada na noite de quarta-feira (7), no auditório da Prefeitura. Estiveram presentes 60 alunos e 12 receberam a carteira. A solenidade teve a participação do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do Estado de São Paulo, dr. Mario Pulga.
“O início de uma nova turma é esperança para a profissão. Neste mês o conselho está realizando várias entregas e nós atendemos o convite da faculdade Max Planck. Como um profissional formado há quase 40 anos, sinto uma imenso orgulho de poder trazer uma mensagem de esperança e de fé para esta turma de estudantes e para os novos colegas de profissão. Aqui é feito realmente um trabalho diferenciado, na prática”, afirma Pulga.
“Nós últimos 15, 20 anos a profissão mudou muito. Hoje o profissional da medicina veterinária não é mais só dos pets como cães e gatos, mas está em toda a escala de alimentação, por exemplo, desde as fazendas até os produtos fatiados no supermercado”, analisa. “Outro mito é lembrarem da gente apenas na castração, que é um procedimento mínimo e nós do conselho discordamos da forma como é feito, principalmente os mutirões. Porque sem educação, a castração não adianta de nada. Porque castra-se este animal e jogam ele novamente na rua. E as doenças que ele pode contrair e transmitir como a raiva?”, encerra.
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Profª Drª Maria Fernanda Vianna Marvulo, falou sobre a importância do evento. “Poder entregar estas carteiras mostra o respeito à nossa profissão. A aula inaugural é bacana porque congrega todos os semestres e trouxemos pessoas renomadas para agregar ainda mais”, diz. “Esta é a quarta turma que formamos e logo terá o pessoal do matutino e do noturno. O pessoal do conselho visitou a nossa estrutura e elogiaram muito também a parte pedagógica. O grande diferencial é a parte prática. Somos a única faculdade que tem o curso inteiro dentro de um hospital escola veterinário.”
Além deles, participaram o conselheiro e presidente da Comissão de Políticas Públicas CRMV, dr. Carlos Augusto Donini, o conselheiro dr. Alexandre Develey, diretor da Faculdade Max Planck, Celso Braga, a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Profª Drª Maria Fernanda Vianna Marvulo, o diretor do Hospital-Escola Veterinário, professor Thyago Escodro Dércoli e a assistente de coordenação, professora Helena Oliveira.
fotos: divulgação/Max Planck