HUGO ANTONELI JUNIOR
INDAIATUBA – Minutos após a confirmação de condenação do ex-presidente Lula a 12 anos de prisão pelo Tribunal Regional de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o Comando Notícia conversou com o presidente do PT local, Marcos Navarro sobre a posição do partido.
“Não muda nada. A posição do PT nacional e a nossa é de que Lula ainda é candidato à presidente. Nos nossos comitês espalhados pelo País, funcionaremos pela democracia, pelo direito de ele ser candidato. Agora é a hora de entrar com os recursos. Caso todos sejam derrotados haverá uma decisão interna do partido e com certeza o PT tem candidatos competentes para seguir o nosso projeto de nação”, diz.
“A militância do PT de Indaiatuba continuará nas ruas. Foram duas vans para São Paulo e pessoas para o Sul. A luta segue. Estamos em um golpe contra a democracia, mas vamos recorrer às urnas. Os eleitores vão dizer quem querem que governe o País.”
Procuramos autoridades locais: o prefeito Nilson Gaspar (PMDB), o presidente da Câmara, Hélio Ribeiro (PSB), o líder da oposição, Alexandre Peres (SD), e o líder da situação e atual presidente do PMDB local, Cebolinha. Apenas o último respondeu até a publicação. “Como não tenho conhecimento dos autos, apenas sei do fala-fala e assim prefiro guardar o meu pensamento para mim e sempre respeitar as decisões judiciais”, resumiu.
Recursos negados
Por unanimidade, os três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) votaram nesta quarta-feira (24) em favor de manter a condenação e ampliar a pena de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP). Votaram no julgamento, que durou 8 horas e 15 minutos (além de uma hora de intervalo) o relator do processo, João Pedro Gebran Neto, o revisor, Leandro Paulsen e o desembargador Victor dos Santos Laus.
foto: arquivo/Comando Notícia